Como funciona um aspirador?
Um aspirador tem um motor potente (1), alimentado por eletricidade através de um fio ligado a uma tomada (2). Também existem modelos sem fios, mas, nesse caso, o aspirador está equipado com uma bateria. O motor aciona uma hélice (3) que aspira o ar de um lado e o expele do outro.
O motor dos aspiradores trenó está ligado através de um tubo flexível a um tubo rígido (4), que se segura na mão, com um bocal na extremidade. O pó transportado pelo ar aspirado é recolhido num saco (5) ou num depósito de pó. O ar de exaustão é primeiro filtrado (6) antes de ser expelido do aspirador.
Os aspiradores robot funcionam com o mesmo princípio que os sem fios. Para detetar um obstáculo, o aspirador robot tem sensores que evitam os choques com pernas de mesas e cadeiras, por exemplo. Há outro tipo de sensores para evitar que o aspirador caia pelas escadas.
Os aspiradores robots removem o pó com uma escova rotativa sobre um eixo horizontal. Alguns têm pequenas escovas laterais que ajudam a puxar a sujidade junto a cantos ou a rodapés para a escova principal. A sujidade acumula-se num depósito dentro do aparelho, que conta com um filtro. Existem, à venda, robots que têm um segundo depósito maior na dock station, para onde navegam para descarregar quando o depósito do aparelho está cheio.