Aspiradores

NÃO ASPIRA BEM

O seu aspirador já não está a aspirar bem? Pode dever-se à definição de potência de aspiração, ao saco ou depósito de pó, a um bloqueio, a uma fuga ou à mangueira do aspirador.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: VERIFICAR A POTÊNCIA DE SUCÇÃO

Este ajuste de configuração está localizado na mangueira, no suporte ou no aspirador.

SOLUÇÃO: ESVAZIAR O SACO OU O DEPÓSITO

Os aspiradores perdem o poder de sucção quando o saco ou o depósito estão cheios. Verifique também se os filtros precisam de ser limpos ou substituídos.

Nos modelos com depósito, convém despejar após cada utilização, sobretudo se a capacidade for inferior a um litro, o que é comum nos aspiradores verticais. Procure, no depósito, a linha indicadora da capacidade e limpe antes de ser ultrapassada.

Nos modelos com saco, substitua-o assim que notar um decréscimo no poder de sucção ou quando surgir a indicação de “saco cheio” no aparelho.

No caso dos aspiradores robot, independentemente do modelo, estes aparelhos precisam de manutenção diária ou periódica. No final de cada limpeza da casa, esvazie sempre o depósito do lixo do aspirador. Periodicamente, limpe ou troque as escovas e elementos de limpeza do aspirador robot.

SOLUÇÃO: DESBLOQUEAR O TUBO, A MANGUEIRA OU A ESCOVA

Retire a mangueira do aspirador e avalie com a mão se o aspirador ainda tem poder de sucção.

  • Sente alguma sucção? Talvez a mangueira, o tubo ou o bocal estejam obstruídos ou uma destas peças não esteja corretamente fixa ao aspirador. Pode retirar a mangueira do aspirador e tentar desentupi-la com um espanador. Verifique também se as escovas do aspirador estão limpas e a rodar corretamente. Caso fiquem muito sujas ou gastas, pode comprar um conjunto de escovas de substituição.
  • Não sente sucção? Verifique se está tudo bem preso. Talvez algo não esteja corretamente no lugar, impedindo que o vácuo seja criado. Está tudo no lugar, mas a sucção ainda não se faz corretamente? Pode ser um problema no motor.

SOLUÇÃO: ENCONTRAR FUGAS

Se a mangueira ou o tubo apresentarem fugas, o aspirador perderá poder de aspiração. Verifique se o saco de pó ainda está no lugar, se a mangueira ou o tubo não estão a deixar passar ar ou se o bocal não está rachado.

  • Há uma fuga no meio da mangueira de plástico? Proteja a área danificada com fita adesiva. Se a fuga não puder ser reparada, terá de comprar uma mangueira nova. Certifique-se também de que a válvula de vácuo está no lugar e fechada corretamente. A válvula difere de aspirador para aspirador, mas o seu funcionamento é o mesmo em todos. Trata-se de uma abertura no cano na qual está acoplada uma válvula para reduzir facilmente o poder de aspiração. Se esta válvula estiver aberta, o aspirador não irá aspirar bem. É importante que o aspirador crie vácuo.
  • Verifique se todas as juntas de borracha estão no lugar. Saíram? Pode colá-las novamente. Estão danificadas e sem possibilidade de reparação? Pode comprar uma nova borracha, semelhante à que tem no aspirador.

Escova danificada ou partida, ou mangueira com fissuras são contratempos que não justificam a compra de outro aparelho. Os fabricantes vendem diferentes peças de substituição que são simples de trocar. Desde que o motor continue em condições, a reparação permite que o aspirador se mantenha no ativo. Por isso, prefira esta solução à substituição.

SOLUÇÃO: LAVAR OU SUBSTITUIR OS FILTROS

Uma das principais razões para o aspirador perder sucção ou para alguns maus odores são filtros muito sujos. Existem dois filtros: o de exaustão, em regra na parte de trás ou de cima do aparelho; e o do motor, entre este e o saco ou o depósito. Ambos devem ser limpos, pelo menos, uma vez por mês.

Há filtros que podem ser lavados com água quente e detergente, mas deixe-os secar muito bem antes de colocar no aspirador. Outros são autolimpáveis. Existem ainda aqueles que têm mesmo de ser substituídos.

Verifique no manual como  proceder.

 

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.