Consumo do carro
No caso de se ter esquecido de gravar um reabastecimento, deve indicá-lo no próximo registo. Da próxima vez que registar um consumo de combustível, selecione “Esqueceu o anterior?” e prossiga como habitualmente. Desta forma, o algoritmo de cálculo irá ignorar o cálculo do consumo de combustível no período entre esses dois registos de reabastecimento. É importante indicar sempre os registos de reabastecimento que faltam ou a ferramenta irá calcular mal os seus consumos.
Não. No entanto, o valor médio de consumo de combustível e/ou de eletricidade não será atualizado até ao próximo abastecimento completo. A distância percorrida e o combustível e/ou eletricidade consumidos entre os abastecimentos completos irão acumular-se. Todos os abastecimentos parciais serão tidos em conta assim que atestar o depósito.
As barras indicam o consumo de combustível/energia do seu carro por 100 km or kWh de eletricidade por 100 quilómetros. Da esquerda para a direita, as barras referem-se ao consumo médio do seu carro, ao consumo estimado do seu carro pelo MILE21 e ao consumo estimado pelo fabricante.
O seu próprio consumo (barra vermelha): é o consumo médio de combustível do seu carro a longo prazo, calculado a partir dos dados que insere.
O consumo estimado do seu carro pelo MILE21 (barra azul): através de um modelo de cálculo sofisticado, prevemos o consumo de combustível/energia do seu carro, ou seja, para o seu modelo de carro de acordo com a forma como o usa. Este cálculo é feito com a informação que fornece, por exemplo, a duração da viagem ou o uso do ar condicionado. Se houver uma grande diferença entre as barras vermelha e azul, verifique os dados que preencheu. Pode haver algo errado nos dados ou o seu carro ter uma tecnologia particular que aumenta ou diminui o consumo de combustível/energia e que não está a ser tida em conta no seu modelo de veículo.
Consumo estimado pelo fabricante (barra preta): corresponde ao valor oficial do fabricante. É determinado seguindo um procedimento padrão de teste de laboratório que o fabricante deve fazer para que um modelo de carro possa circular na Europa.
O teste é um procedimento fixo e não está relacionado com a forma como conduzimos. O valor de consumo declarado é, geralmente, muito baixo em comparação com o consumo médio do condutor, especialmente se o valor estiver marcado com “NEDC - New European Driving Cycle”. Os valores declarados do WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) estão mais próximos dos valores de consumo médio reais.
É sempre possível apagar um registo de reabastecimento e substituí-lo pelo correto. Para fazer esta alteração, vá a “Consumos” e selecione “Histórico”. Aí encontra todos os registos de reabastecimento inseridos. Para eliminar o que está errado, basta clicar em cima do cesto de reciclagem que se encontra à direita do registo errado e confirmar a ação. Agora já pode inserir o registo correto, acrescentando um novo registo de reabastecimento e a respetiva data.
Apagar apenas um registo antigo de reabastecimento, sem fazer a substituição pelo correto, irá mudar o cálculo de consumo de combustível do registo seguinte e pode estar incorreto.
O seu valor médio de consumo calculado também mudará. Portanto, tenha cuidado ao excluir um evento de reabastecimento antigo.
Para iniciar os cálculos, o MILE21 exige que grave, pelo menos, três registos de abastecimento completo do depósito. Depois de fazer o terceiro registo de reabastecimento completo, poderá ver todos os resultados sobre o consumo de combustível (ou de eletricidade, para carros elétricos), as emissões de CO2 e as comparações com o consumo estimado pelo fabricante e o estimado pelo MILE21.
A ferramenta de registo de abastecimento de combustível tem uma série de controladores para assegurar que os dados iniciais são inseridos corretamente e sejam evitados erros. Se pressionar o botão para submeter os seus dados e nada acontecer, verifique os dados para garantir que tudo está correto. Veja, especialmente, o leitor de odómetro. Talvez tenha adicionado um dígito extra ou o registo atual do odómetro seja inferior ao que declarou antes.
Pode encontrar, facilmente, e gerir os seus carros registados. Para tal, entre em Conta no menu superior direito e escolha Carros nas opções disponíveis. Aqui consegue ver uma lista de todos os veículos que registou e aceder aos detalhes, como a transmissão e a cilindrada do motor.
Também consegue adicionar e remover carros. Tenha atenção a remover um carro. Os dados serão eliminados com todos os registos de abastecimento que registou para esse veículo. Não consegue eliminar todos os veículos da sua lista. Precisa sempre de ter um carro inserido.
No menu Carros também pode escolher o seu carro por defeito. Desta forma, quando regista o seu consumo de combustível, o veículo que aparece primeiro será esse.
Tem de clicar em “Conta”, no canto superior direito da página do MILE21, e depois ir a “Estilo de condução”. Agora já pode mudar todos os hábitos e condições de condução. Quando terminar, confirme as alterações clicando no botão “Salvar” que se encontra à direita.
As nossas avaliações mostraram que, para a maioria dos carros e padrões de utilização, o valor do MILE21 está 10% dentro dos valores medidos em testes na estrada.
Em alguns casos específicos, a precisão pode ser menor: a) se o seu carro tiver tecnologia avançada, como um sistema híbrido moderado, desativação do cilindro ou uma forma muito mais aerodinâmica do que a média; b) se o seu padrão de uso ou as condições de condução forem extremas, por exemplo, se costuma fazer viagens muito curtas ou em áreas montanhosas.
Se considera que os valores do MILE21 estão incorretos, por favor, informe-nos.
Os carros que já não estavam no mercado em 2013 estão excluídos da ferramenta. Os dados de teste limitados estão disponíveis para carros mais antigos para ajustar o modelo que calcula os valores do MILE21.
Atualmente não é possível, mas poderemos acrescentar este recurso no futuro.
Fizemos um grande esforço para incluir o maior número possível de variantes diferentes do mesmo modelo na lista de carros do MILE21. No entanto, se o seu veículo não constar da nossa lista, pode escolher a variante mais próxima com o mesmo combustível. Para veículos híbridos, o valor da potência refere-se à combinação do motor de combustão e do motor elétrico. Por favor, informe-nos sobre quaisquer variantes de veículos em falta. Faremos um esforço para incluí-las na nossa próxima atualização.