Torneira aberta a deitar água.

Água, Saneamento, Resíduos

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Água, saneamento e resíduos: pode ser compensado até 15 €

Se a entidade falhar nas regras da qualidade de um destes serviços, reclame, porque pode receber uma compensação.

A partir de agora, confirmar se tem direito é fácil: basta escolher o serviço e o tema. A ferramenta gratuita indica ainda qual o valor a receber.

Consumidor sentado a uma secretária consulta as faturas da água em papel.

Passo-a-passo para reclamar

Ícone sobre o consumo de água com uma gota a sair de uma torneira.

Selecione o serviço

Ícone com duas gotas de água a amarelo.

Selecione o tipo de ocorrência

Ícone com uma torneira sobre o abastecimento de água.

Consulte os seus direitos

Ícone com moedas a branco e amarelo, com o símbolo do euro.

Analise se há incumprimento e qual o valor da compensação

Ícone com folhas de papel em branco e amarelo.

Descarregue a carta-tipo de apoio à reclamação

Tem direito a compensação?

Utilize a ferramenta para descobrir e saiba como reclamar. O valor pode ir até 15 €. Se confirmar o seu direito, faça o download da carta-tipo e envie a sua reclamação para a entidade indicada.

O que mudou?

Desde 19 de abril de 2025 que as entidades gestoras são obrigadas a compensar os consumidores, se falharem na qualidade do serviço. O consumidor pode agora reclamar e receber uma compensação na fatura.

Como preencher bem a reclamação

  • Consumidora consulta documentos sentada a uma secretária.

    Deve reclamar por escrito,

    no prazo de 30 dias após ter conhecimento da falha.

  • Consumidora ao computador reclama de serviços.

    Tem de descrever

    os factos associados ao incumprimento.

  • Torneira de água a pingar.

    A reclamação deve seguir

    para a entidade gestora responsável pelo serviço.

Veja o vídeo e saiba mais sobre os prazos para reclamação e resposta

vídeo Antonieta

Para ser compensado tem de reclamar. Antonieta Duarte, especialista em energia e sustentabilidade da DECO PROteste, explica o que deve fazer.

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