
Tiago Lagoa, 29 anos, tem uma página no Instagram dedicada a temas de sustentabilidade, com cerca de 23 mil seguidores. Nela, o gato "Mike" ocupa, por vezes, um lugar de destaque.
Em entrevista à DECO PROteste, Tiago enumera as principais dicas para animais de estimação também amigos do ambiente.

Model.Title
"Com a areia, produz-se, de facto, muitos resíduos. Recomendo uma areia que seja aglomerante e hidrossolúvel. Assim, podemos colocar na sanita e fazer a descarga, porque não vai entupir e não terá qualquer impacto nas ETAR e no tratamento. Geralmente, existem umas de tofu, outras de amido de milho; há várias opções", explica Tiago.
Na alimentação é onde existe o maior impacto, segundo o influencer. "Ao meu gato Mike dou sempre ração de aves, porque é uma carne com menor impacto ambiental em relação à de vaca. Se o vosso cão ou gato gostar e não houver alergias, pode ser uma boa solução."
Para quem tem cães, ao passear, Tiago aconselha a levar sacos que já tenha em casa ou comprar sacos de plástico reciclados. "Hoje em dia, existem muitos sacos biodegradáveis, compostáveis, que vão parar a aterro ou são incinerados. O próprio propósito da biodegradação não se concretiza, vai ocorrer de uma forma anaeróbia, ou seja, vai produzir metano. Prefiro usar matéria-prima que já existe do que criar um novo saco com matérias-primas virgens, que também é descartável", salienta.
Gostou deste artigo?
Partilhe com o mundo: