
A prevenção de resíduos é o mote do Festival da Reparação, em Cuba, no Alentejo, no próximo dia 25 de novembro. Antes de se deitar fora um aparelho, o princípio é a reparação.
A Biblioteca Municipal, em Cuba, no Alentejo, vai ser palco, a 25 de novembro, do Festival da Reparação. Organizado pela DECO PROteste, em parceria com a Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), insere-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorrerá entre 22 e 30 de novembro de 2025.
"Os desafios da reparação” estarão em cima da mesa, bem como ações de open repair nos cinco concelhos da AMCAL (além de Cuba, Alvito e Viana do Alentejo, a 22 de novembro, e Portel e Vidigueira, a 29 de novembro). Estão previstas sessões para escolas e jogos interativos. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
Reparar em vez de substituir
A parceria da DECO PROteste com a AMCAl insere-se no projeto europeu REPper: REPair PERspective, que visa promover a reparação de eletrodomésticos e de equipamentos eletrónicos como alternativa sustentável à substituição prematura.
A iniciativa pretende sensibilizar as empresas, as entidades públicas, as escolas, as organizações setoriais e os consumidores para a importância da reparação na transição para uma economia circular, mais eficiente na utilização de recursos e com menor impacto ambiental.
O projeto procura responder à falta de incentivos à reparação após o fim da garantia legal, promovendo a mudança de comportamentos e valorizando a durabilidade dos produtos. A DECO PROteste lançou a plataforma digital Reparar, que disponibiliza gratuitamente conteúdos práticos.
Gostou deste artigo?
Partilhe com o mundo: