As baterias de iões de lítio possuem uma menor eficiência energética a baixas temperaturas. Se precisarem de ser aquecidas durante a operação, a carga esgota-se ainda mais rapidamente. A -7 °C, alguns veículos elétricos consomem entre 6 e 14% mais de energia (em kWh/100 km) do que a 24 °C. O intervalo é reduzido para 80 a 93 por cento.
Uma vez que os veículos elétricos não podem utilizar o calor gerado pelo motor de combustão interna, o aquecimento tem um efeito substancialmente mais elevado no consumo de energia do que em carros convencionais. Quando na rua está muito frio e liga o aquecimento para ter um habitáculo agradável, conte com um aumento entre 30 e 85% no consumo de energia. Por isso, recomendamos que evite a refrigeração desnecessária do interior do veículo, por exemplo, estacionando o veículo na garagem ou até mesmo pré-aquecendo o veículo enquanto este ainda estiver conectado ao ponto de carregamento. Ao conduzir, é muito mais eficiente, em termos de energia, utilizar os assentos aquecidos (que estão próximos do corpo) do que aquecer todo o interior.
Lista de conselhos de ecocondução que, uma vez adotados, terão um grande impacto no consumo de combustível. Siga as dicas, mude o estilo de condução e verifique o resultado na secção de poupança.
Ao ativar as dicas de ecocondução, terá também disponível esta ferramenta adicional. Aqui pode verificar se, com os nossos conselhos, melhorou o estilo de condução e regista níveis mais baixos de consumo de combustível.