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Perguntas Frequentes

Porque a DECO PROteste lançou a compra coletiva arcondicionadofacil.pt?

O objetivo da compra coletiva é disponibilizar a todos os consumidores que residem em Portugal equipamentos de ar condicionado com condições vantajosas e sem complicações, contribuindo para a melhoria da eficiência energética das habitações.

O que é o projeto CLEAR-HP e quais os seus objetivos?

CLEAR-HP significa “Consumidores que lideram a resposta à ambição energética da UE através da adoção de bombas de calor”. Trata-se de um consórcio de organizações de 7 países europeus – Itália, Bulgária, Portugal, Espanha, Eslováquia, Bélgica e Eslovénia – do qual a DECO PROteste faz parte. Este consórcio trabalha em conjunto para melhorar a jornada do consumidor na compra de bombas de calor. As atividades previstas servem para ultrapassar os principais obstáculos que impedem os consumidores de investir em bombas de calor: custos de investimento inicial elevados e falta de confiança. Até ao seu final, este projeto pretende fazer chegar a mais de 40 000 consumidores europeus com bombas de calor eficientes e em bom estado de funcionamento.

Tenho de ser associado da DECO PROteste para me registar na compra coletiva?

Qualquer consumidor pode registar-se na compra coletiva. Não é necessário ser subscritor da DECO PROteste.

Como posso usufruir das condições da Campanha de Compra Coletiva?

Para aceder aos detalhes da Campanha basta registar-se. Através da Área Pessoal poderá consultar informação relevante sobre a aquisição e instalação de ar condicionado, bem como ficar a conhecer as ofertas que temos para si e inscrever-se nos workshops disponibilizados. A Campanha estará em vigor até 31 de outubro de 2025.

Quais são as vantagens de me registar?

Ao registar-se na Campanha de Compra Coletiva poderá ter acesso a vantagens na aquisição e instalação de equipamentos de ar condicionado. Poderá ainda, aceder a workshops desenhados especialmente para si, com informações sobre poupança de energia, acesso a financiamentos e orientações úteis para a seleção, instalação e utilização de aparelhos de ar condicionado.

Tenho de participar nos workshops?

A participação nos workshops não é obrigatória, mas é altamente recomendável, uma vez que os conteúdos apresentados ajudarão na tomada de uma decisão informada. Caso não possa participar numa das edições ao vivo, poderá assistir à gravação posteriormente.

Depois de me registar na Campanha sou obrigado a comprar um equipamento?

Não há qualquer obrigação de compra de equipamento.

Como se processa a compra?

Depois de se registar na página da Campanha AR CONDICIONADO FÁCIL (www.arcondicionadofacil.pt) pode selecionar um instalador elegível na sua área de residência e submeter um pedido de contacto. Após dar o seu consentimento, iremos enviar para o instalador os seus dados de registo - nome, telefone, e-mail e equipamento(s) pré-selecionado(s) – para que o instalador entre em contacto consigo, num período máximo de 10 dias, e agende uma visita prévia. Esta visita servirá para verificar as condições de instalação e a adequação do(s) equipamento(s) pré-selecionado(s). Depois, o instalador tem de enviar-lhe o orçamento para a aprovação. Caso aceite o orçamento, a instalação do(s) equipamento(s) é feita num prazo de 30 dias.

Quais são as restrições para a instalação de ar condicionado nesta campanha? Posso participar mesmo que existam limitações ou exceções?

Se a sua casa não tiver as condições de instalação definidas nesta campanha, poderá participar na mesma e usufruir dos descontos. No entanto, o custo de instalação poderá ser superior ao estabelecido na campanha. Neste caso, o instalador vai apresentar um orçamento para as condições de instalação existentes. A adjudicação e respetivos trabalhos só poderão prosseguir após a sua aprovação.

Consideramos exclusões:

  • Instalações com distâncias superiores a 5 metros entre a unidade exterior e a interior.
  • Trabalhos de construção civil, exceto os necessários para atravessamentos de tubagem e fixação de unidades.
  • Montagem de sistema de elevação para alturas superiores a 3 metros (o instalador vai informá-lo que sempre que tiver de fazer a manutenção ao equipamento, terá de pagar pela montagem de uma estrutura semelhante).
  • Licenças de construção ou instalação das unidades.
  • Pedidos de alteração de potência do quadro elétrico, no caso desta não ser adequada para o funcionamento correto das unidades.

Ainda tenho dúvidas, como posso esclarecê-las?

Poderá contactar-nos através do número de telefone 211 215 656 ou enviar um email para informacao@deco.proteste.pt com as suas dúvidas.