Voltar

Mitos sobre reciclagem

Reduzir e reciclar

Especialistas

Lavar garrafas antes de reciclar

Ainda lava as embalagens antes de as pôr no ecoponto? Se a reciclagem lhe suscita dúvidas, este artigo é para si. Algumas frases feitas sobre a reciclagem estão erradas. Não embarque em notícias falsas ou boatos. Destacamos alguns mitos frequentes.

“Separamos, e o camião mistura tudo”

De facto, a recolha de papel e de plástico pode ser feita com o mesmo camião, para poupar recursos. Mas este veículo tem dois compartimentos, para separar ambos os tipos de materiais.

“É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto”

Mais um clássico da boateira. Todas as empresas recicladoras estão equipadas com sistema de lavagem. Não é necessário lavar as embalagens. Deve, antes, escorrê-las e espalmá-las.

“Já pago a gestão de resíduos na fatura da água”

Até 1 de julho de 2026, o cálculo da tarifa de resíduos deixará de estar indexado à quantidade de água consumida.

“Os produtos só podem ser reciclados uma vez”

Os materiais não têm todos a mesma durabilidade, mas, por exemplo, o metal e o vidro podem ser reciclados vezes sem conta.

“Se separar, tiro trabalho às pessoas”

Pelo contrário. Se fizer a correta separação dos resíduos em casa, irá contribuir para a criação de mais postos de trabalho. Será necessário recrutar mais pessoas para as estações de triagem.

“Não tenho espaço na cozinha para fazer a separação dos resíduos”

Há desculpas melhores, convenhamos... Existem contentores pequenos, que se montam uns em cima de outros. Outra opção é pendurar um saco no puxador da porta.

“Reciclar não traz benefícios para o planeta”

Os benefícios são claros. A energia poupada pela reciclagem de materiais face ao que seria gasto para fazer os mesmos produtos “de raiz” é de 95%, no caso das latas de alumínio, e de 60%, no do papel. Além disso, reciclar faz com que os materiais tenham nova vida, impedindo que sejam incinerados ou que acabem no aterro.

“Para serem recicladas, as embalagens têm de estar em perfeitas condições”

É uma ideia estranha, mesmo na escala dos mitos. Aliás, as embalagens devem, sempre que possível, ser espalmadas, para ocuparem menos espaço nos contentores.

“Fazer a separação dos resíduos demora muito tempo”

Existem ecopontos espalhados pelas várias zonas do País. Com alguns locais a terem já recolha porta-a-porta, a diferença é apenas depositar uma embalagem no local correto ou no errado. Mesmo que não exista ecoponto à porta de casa, provavelmente terá um a curta distância.

Veja também