Voltar

Dicas para baixar a fatura da eletricidade

Em casa
mulher no sofá com candeeiro aceso
iStock

A eletricidade está no grupo das faturas que mais pesam no orçamento. Mas esta energia é essencial para qualquer casa e família funcionarem. Daí ser fundamental encontrar forma de diminuir o consumo o mais possível, mas sem afetar o conforto, para que a fatura mensal também baixe.

O primeiro passo consiste em escolher a melhor tarifa de eletricidade para o consumo habitual do lar. O simulador da DECO PROteste, além de ajudar a descobrir a opção mais baixa, inclui propostas ainda mais vantajosas para os subscritores. O segundo passo relaciona-se com a utilização da energia em casa, e com os aparelhos que a consomem. Há que saber escolhê-los e usá-los da melhor forma, para poupar.

Antes da compra, consulte os comparadores da DECO PROteste e opte por equipamentos eficientes. Mesmo que sejam um pouco mais caros, a diferença será compensada pela poupança de eletricidade. A seguir, encontra várias dicas para reduzir o consumo de energia, mas existem muitas mais. Por exemplo, se tiver um forno elétrico, evite abri-lo quando estiver a funcionar e só use o pré-aquecimento se necessário. Desligue o forno um pouco antes de a cozedura terminar, para aproveitar o calor residual.

Máquinas de lavar roupa e loiça

Como a meia carga só reduz 20 a 25% do consumo, lave com o tambor completo. No caso da máquina da roupa, poupa se optar pelos 30 graus de temperatura. Com a máquina da loiça, procure alterar entre os programas eco e universal ou auto.

Frigoríficos

O frigorífico deve ser adaptado ao tamanho do agregado familiar. Ajuste a temperatura de modo que a parte de refrigeração esteja entre 5 e 8 graus. Já o congelador deve rondar os -18 graus. Mantenha o aparelho organizado, para o abrir por pouco tempo e o menor número de vezes possível.

Climatização

O ar condicionado é a melhor opção. No inverno, permite poupar bastante face aos aquecedores elétricos portáteis, como os termoventiladores, apesar de o investimento inicial ser elevado. Tem ainda a vantagem de garantir uma maior estabilidade da temperatura e mais conforto, além de também arrefecer, no verão.

Consumo-fantasma

Há vários equipamentos que consomem muito em standby, como carregadores de computadores ou de telemóveis, boxes de televisão ou routers de internet. Quando não estão a ser usados, devem ser desligados. Apesar de a poupança individual não ser muito elevada, todos juntos, fazem alguma diferença.

Iluminação

Troque lâmpadas por modelos LED: produzem a mesma luminosidade das incandescentes e consomem bem menos.

Se ainda não se juntou a nós, registe-se para ter acesso à newsletter com dicas e notícias em primeira mão.

Registe-se gratuitamente

Veja também