Voltar

Cosméticos: cuide de si, respeitando o ambiente

Reduzir e reciclar

Especialistas

Embalagens de cosméticos
iStock

O que faz às embalagens quando já não consegue extrair uma gota de champô, uma noz de creme ou um esguicho de perfume? E onde coloca o rímel e o frasco de verniz?

Se pensava que estas embalagens deviam ir para o lixo, depois de ver a ilustração apresentada e de ler este artigo, saberá que pode reciclar quase tudo, incluindo a pipeta do sérum, o doseador do sabonete líquido e as tampas dos lápis para os olhos.

Impacto ambiental das embalagens de cosméticos

Todas as embalagens de plástico, cartão ou alumínio, e os boiões ou frascos de vidro a que a indústria de cosméticos recorre têm impacto ambiental. Muitas são feitas de plásticos derivados do petróleo. Estas são difíceis de reciclar e poluentes, especialmente se não incorporarem matéria-prima reciclada e forem fabricadas com vários materiais (por exemplo, plásticos mistos, plástico metalizado ou cartão plastificado).

Olhe à sua volta da próxima vez que for à casa de banho. Repare na quantidade de produtos de higiene e de cosméticos e na quantidade de materiais e recursos despendidos para fabricar todas essas embalagens. Imagine agora o volume de embalagens, se multiplicarmos todos esses produtos pela população mundial.

Claro que são essenciais para o transporte e garantir boas condições de qualidade e conservação dos produtos. Mas é possível minimizar o impacto ambiental com alguns gestos, a começar pela reciclagem das embalagens, bisnagas, boiões, sprays e frascos dos produtos, quando ficam vazias.

Na ilustração acima, confira o ecoponto certo para as embalagens da maioria dos produtos de higiene e cosméticos, quando terminam. Quando se pretende deitar fora um produto que passou do prazo e já não está em condições, antes de depositar a embalagem no ecoponto, deve esvaziá-la, colocando os restos no lixo indiferenciado.

Em caso de dúvida, confira os símbolos da reciclagem inscritos na própria embalagem ou no invólucro do produto. Geralmente, informam sobre o ecoponto adequado e outras boas práticas de preparação dos resíduos de embalagens.

Embalagens vazias e espalmadas no ecoponto

  • Esvazie as embalagens retirando o máximo de produto possível antes de reciclar. Os restos devem ser colocados no lixo indiferenciado.

  • Espalme as embalagens, se possível, para reduzir o volume.

  • Mantenha as tampas, pois também são recicláveis, mesmo que sejam de outro material. Por exemplo, no caso do verniz em frasco de vidro com tampa de plástico, depois de despejar o resto de verniz no lixo indiferenciado, volte a colocar o pincel e a tampa, e deposite no vidrão.

Mais dicas para uma higiene mais sustentável

Algumas marcas ou lojas disponibilizam recargas ou embalagens recarregáveis. Permitem poupar materiais, água, energia e outros recursos necessários para a produção de novas embalagens.

Os sabonetes e champôs sólidos apenas embrulhados em caixa de cartão reduzem a quantidade de embalagens de plástico.

Prefira produtos com menos embalagem como, por exemplo, boiões ou tubos de pasta de dentes que não sejam vendidos com a caixa de cartão ou com invólucro de filme de plástico.

É também preferível escolher produtos cuja embalagem seja feita de um só material, pois facilita a sua reciclagem.

Opte, quando possível, por embalagens mais sustentáveis, feitas com materiais reciclados, cujo fabrico dispensa a utilização de recursos e matérias-primas novas.

Verifique se os cosméticos respeitam o ambiente e são sustentáveis, vendo os símbolos certificados de sustentabilidade.

Considere reutilizar algumas embalagens para outros fins. Por exemplo, os boiões podem servir para guardar pequenos objetos como pioneses, brincos ou botões.

Evite usar toalhetes descartáveis para se desmaquilhar. Dê preferência a uma luva ou pano macio lavável e reutilizável.

Agora que já sabe o que fazer da próxima vez que o seu creme, perfume ou champô acabarem, não se esqueça de depositar a embalagem no ecoponto certo, com a tampa. Esclareça mais dúvidas sobre como separar o lixo doméstico. O ambiente agradece.

Se ainda não se juntou a nós, registe-se para ter acesso à newsletter com dicas e notícias em primeira mão.

Registe-se gratuitamente

Veja também