Notícias

Como verificar a qualidade da água da torneira

Início

Como saber se a água que sai da torneira em casa é de confiança? Há truques para confirmar, mas pode beber: a qualidade e segurança estão garantidas em todo o País.

04 maio 2018
agua

Thinkstock

Início

É um facto: a qualidade da água para consumo humano em todo o território continental é plena. É segura entre 99,9% e 100 por cento, em todos os parâmetros analisados pelas entidades responsáveis pela qualidade da água. E essa percentagem tem vindo a crescer de forma contínua, de 50% em 1993 para 99% em 2016. Os dados são da Entidade Regula­dora dos Serviços de Águas e Resíduos (ER­SAR).

Pode verificar, facilmente, e ao detalhe, como está a qualidade da água na sua área de residência. Basta aceder ao site dos serviços municipalizados do seu concelho e conferir. Dizemos-lhe como, com o exemplo de Almada, um dos muitos casos em que a qualidade é de 100% em todos os parâmetros.

Ainda assim, de vez em quando, deve notar que a água sai com cor, com cheiro ou turva. E em certas regiões do País pode precisar de mais detergente para lavar a roupa. Veja algumas dicas para resolver estas situações.

Acompanhamos com regularidade os assuntos relacionados com a água, como a qualidade e as tarifas. Em caso de dúvidas sobre os seus direitos, contacte o nosso serviço de informação.

Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.

Tornar-me associado

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.