Poupanças sem rendimento? Melhore a sua performance

Perguntas Frequentes

O que é o PLANO POUPANÇA A RENDER?

Para ajudar o consumidor a encontrar o melhor rendimento do mercado, a DECO PROTESTE sondou todos os bancos e seguradoras no sentido de encontrar ofertas de produtos de curto e médio prazo, com capital garantido e baixo risco. As melhores condições foram apresentadas pela seguradora Lusitania Vida, com a oferta de um seguro de capitalização: o PLANO POUPANÇA A RENDER pelo prazo de 1 ou 2 anos, consoante a opção do aforrador.

Qual a vantagem de subscrever os seguros de capitalização do PLANO POUPANÇA A RENDER?

Tem duas boas razões para não deixar adormecidas as suas poupanças num depósito a prazo com rendimento próximo do zero, e subscrever um destes dois seguros:

 • são produtos de capital garantido e baixo risco;
 • proporcionam o melhor rendimento do mercado nos produtos de capital garantido.

Que garantias oferece o PLANO POUPANÇA A RENDER?

 • trata-se de um seguro de capitalização, com capital garantido e rendimento conhecido no momento da subscrição. Assim, no vencimento receberá o que investiu acrescido dos juros.
 • pode definir um beneficiário em caso de morte. Caso ocorra essa fatalidade antes do fim do prazo, o capital será entregue ao beneficiário escolhido (e não aos herdeiros legais).

Quanto rende a solução proposta pela DECO PROTESTE?

O PLANO POUPANÇA A RENDER garante um rendimento fixo no final do contrato aplicado ao capital investido, e pode ser subscrito na opção de 1 ou 2 anos:

 • O PLANO POUPANÇA A RENDER a 1 ano proporciona um rendimento bruto de 1,1% no final do contrato, o que equivale a uma taxa líquida de 0,8%;
 • O PLANO POUPANÇA A RENDER a 2 anos proporciona um rendimento bruto acumulado de 2,24% no final do contrato, o que equivale a uma taxa anual líquida de 0,8%.

O que tenho de fazer para subscrever?

Depois de comparar a rentabilidade das soluções apresentadas nesta campanha, mediante os diferentes prazos, poderá dar inicio à contratação do produto diretamente na entidade que o comercializa, a Lusitania Vida.

Qual o montante mínimo e máximo de subscrição?

No PLANO POUPANÇA A RENDER, o valor mínimo necessário são 500 euros (múltiplos de 100 euros). Cada titular não pode aplicar mais de 20 mil euros.

Quando posso subscrever o PLANO POUPANÇA A RENDER?

O PLANO POUPANÇA A RENDER pode ser subscrito a partir de 19 de outubro e até final do ano. O fim da campanha pode, no entanto, ser antecipado se o plafond definido pela seguradora for atingido antes do final do ano.

Tenho de pagar comissões?

Não. A subscrição do PLANO POUPANÇA A RENDER está isenta do pagamento de comissões.

Quando posso resgatar?

 • A partir do fim do terceiro mês é permitido efetuar o resgate total, sendo o seu valor igual ao capital investido se ocorrer no primeiro ano do contrato;
 • Se resgatar durante o segundo ano do contrato, recebe o capital investido acrescido de um rendimento de 1,11%.

Qual é o regime fiscal?

• O PLANO POUPANÇA A RENDER está sujeito à taxa de imposto de 28%, como a maioria dos produtos de poupança, que é retida na fonte. Os montantes a receber são, por isso, líquidos.

Preciso de ser subscritor das revistas da DECO PROTESTE para usar o simulador?

Não. Qualquer consumidor pode usar o simulador, basta registar-se gratuitamente e tornar-se Simpatizante da DECO PROTESTE. Ao integrar a nossa comunidade de Simpatizantes, está a apoiar a maior organização de consumidores de Portugal.
Beneficiará ainda de vantagens exclusivas:
 • newsletter com informações sobre campanhas e compras coletivas;
 • acesso a notícias, análises e testes independentes;
 • possibilidade de usar a plataforma Reclamar, em caso de conflito com uma empresa;
 • participação nas nossas causas de interesse público.

Se simular, sou obrigado a subscrever?

Não. A simulação pretende apenas ajudar a comparar a rentabilidade das soluções apresentadas nesta campanha.

Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
Consultar Ficha Comercial →
Consultar Condições Pré-contratuais →