FALTAM

Para o primeiro

Dia Nacional da Sustentabilidade

coração de árvores que representa o dia da sustentabilidade

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
O NOSSO COMPROMISSO

O Dia Nacional da Sustentabilidade foi aprovado pelo Parlamento no início de 2021, mas ainda não foi oficializado. Esperamos que tal aconteça com a maior brevidade possível, para celebrarmos a efeméride a 25 de setembro de 2022.

Continuamos a trabalhar em ações que tornem a sustentabilidade uma prioridade para todos. Exemplo disso é a campanha #ExijoForaDaCaixa, onde lutamos contra o excesso de embalagem dos produtos, que agrava o consumo de recursos naturais e gera mais desperdício. Vamos pressionar o Governo e trabalhar com as marcas para reduzir as embalagens desnecessárias. A participação dos consumidores é fundamental para dar força à nossa reivindicação.

Partilhe connosco os casos de sobre-embalamento que encontra nas compras do dia-a-dia.

Porquê um Dia Nacional da Sustentabilidade?

Apresentámos a nossa proposta para criação deste dia em abril de 2020. Sugerimos 25 de setembro por ser a data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) revelaram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que devem ser implementados por todos os países até 2030. Estávamos em 2015.

A transição para um planeta mais sustentável começa em cada um de nós. Os consumidores devem demonstrar que exigem estar no centro das decisões sobre sustentabilidade, de modo a assegurar a sobrevivência do planeta e de todos nós.

A DECO PROTESTE não está sozinha. Com as nossas congéneres da Euroconsumers, lançámos um manifesto por um futuro mais sustentável.

Conheça o nosso compromisso. Approved by Tomorrow

Porquê agora?

A pandemia de covid-19 é uma antevisão dos desafios que o futuro nos reserva. A crise climática é tão grave e urgente quanto a crise sanitária, embora muitos não estejam cientes disso. Para controlar e reverter este cenário, são necessárias alterações profundas aos hábitos de todos.

Nos primeiros meses de 2020, devido à pandemia, a paragem das indústrias e das deslocações aéreas e terrestres provocaram uma diminuição drástica das emissões de CO e de outros gases de efeito de estufa.

Durante os confinamentos, percebemos que somos capazes de trabalhar e estudar à distância, mantendo a economia e os serviços a funcionar, recorrendo à internet e à crescente digitalização. Provámos ainda ser possível estimular as economias locais, recorrendo ao pequeno comércio de proximidade – um comportamento que atenua também o desemprego ou a inexistência de serviços básicos fora dos grandes centros urbanos. Estas mudanças podem e devem ser mantidas no nosso dia-a-dia, em prol da sustentabilidade.

Como ser um
consumidor mais sustentável?

Ao apoiar o movimento pelo Dia Nacional da Sustentabilidade, torna-se parte ativa da luta por um planeta melhor. O nosso compromisso é dar-lhe informação sobre como ser um consumidor decisivo nesta mudança. Conte com a nossa experiência de investigação ao longo de vários anos em diversas áreas.

Registe-se no Portal Mais Sustentabilidade para receber, por e-mail, a newsletter dedicada ao tema, bem como as novidades sobre esta ação.

Alimentação Mobilidade Água Saúde Energia

Perguntas frequentes

O que significa sustentabilidade?

É um modelo de desenvolvimento que responde às necessidades do presente, sem pôr em causa as das gerações futuras. Segundo o primeiro princípio na Declaração do Ambiente da ONU, de 1972, o Homem tem direito a "um ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem-estar, cabendo-lhe o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para as gerações atuais e vindouras”.
Para a DECO PROTESTE, sustentabilidade engloba todo o tipo de preocupações sociais, ambientais e económicas ao longo de toda a cadeia de valor - desde a origem das matérias-primas, design de produto e modelos de negócios, até à produção, transporte, compra, utilização e fim de vida de um produto.

Quando foi feito o pedido para a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade?

O pedido foi feito à Assembleia da República a 5 de março de 2020 e a aprovação foi feita no início de 2021.

Qual a relação entre sustentabilidade e covid-19?

Os desafios que a sustentabilidade coloca e as soluções encontradas para mitigar a pandemia de covid-19 demonstram que durante os momentos difíceis encontramos soluções que não tínhamos considerado antes. Relembram-nos ainda a necessidade de reunir esforços e mobilizar a sociedade na resolução de problemas que só podem ser resolvidos com o contributo de todos.
A DECO PROTESTE assume a responsabilidade de garantir que os consumidores têm o máximo de informação para selecionar os produtos e serviços mais sustentáveis, promovendo as melhores praticas ao nível do consumo sustentável. Pretendemos também ser uma força motriz para as marcas melhorarem os seus produtos e serviços e tornarem-se mais sustentáveis, garantindo que os mesmos estão acessíveis a todos os consumidores.
Estamos prontos para guiar e a aconselhar - como fazemos em várias áreas há décadas. Assumimos o compromisso de colocar ao seu dispor toda a nossa experiência e investigação sobre água, alimentação, ar, energia, mobilidade, gestão de resíduos, leis e finanças, saúde, entre outros temas relacionados com a sustentabilidade. O produto dessa investigação – dicas, dossiês e notícias sobre consumo sustentável – vai ser disponibilizado a todos os consumidores que se juntem a este movimento, porque a sustentabilidade do planeta começa em cada um de nós.

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos ou serviços em que existem preocupações ambientais, sociais e económicas ao longo do seu ciclo de vida - desde a origem das matérias-primas, design, conceção e modelo de negócio até à produção, transporte, compra, utilização e fim de vida . Não há produtos ou serviços sem qualquer impacto, pelo que é fundamental a adoção de comportamentos responsáveis ao nível do consumo.