Voltar

Juntos contra o desperdício alimentar

Estilo de vida
iStock

Sabia que 30% dos alimentos que produzimos vão parar ao lixo? Para acabar de vez com esta realidade pouco sustentável e socialmente injusta, juntámo-nos ao movimento Unidos contra o Desperdício.

Trata-se de uma campanha a várias vozes contra o desperdício alimentar, por uma produção mais sustentável, por uma melhor distribuição de valor e por um consumo responsável.

O movimento une várias entidades e meios de comunicação que defendem uma maior racionalidade, da produção ao consumo, para evitar as perdas alimentares, estimadas em 30% de todos os alimentos que produzimos. Foi a pensar neste fator de injustiça que o movimento nasceu, na data simbólica de 29 de setembro, instituída pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar.

O combate ao desperdício alimentar tem sido, há muito, um desígnio da DECO PROTESTE como forma de promover uma produção mais sustentável e amiga do ambiente e um conjunto de hábitos de consumo de maior responsabilidade.

São quatro as áreas em que o projeto Unidos contra o Desperdício pretende desenvolver as suas ações, explica Francisco Mello e Castro, coordenador executivo do movimento: "Um portal que agregará tudo o que é relevante sobre o desperdício e o combate do desperdício alimentar, três campanhas institucionais que ao longo do ano trarão diferentes mensagens em torno do combate ao desperdício alimentar, três projetos de comunicação com os principais grupos de media e diversas campanhas de uso da marca programadas por todas as empresas" que aderirem. E o movimento continua aberto à inclusão de mais entidades, públicas ou privadas.

Veja também