Primeiras impressões

TDT: testámos moduladores de sinal para televisores antigos

26 maio 2011 Arquivado

26 maio 2011 Arquivado

Se o seu aparelho não tem ficha SCART ou HDMI, um modulador e uma caixa descodificadora compõem a solução. Veja como instalar.

Início

Quem não tem serviço de televisão pago ou um televisor com o sintonizador necessário, pode optar por uma caixa descodificadora para aceder à televisão digital terrestre (TDT). Para ligar a caixa ao televisor, precisa de uma ficha SCART ou HDMI, esta apenas presente nos LCD e plasma.

Os televisores antigos sem a ligação SCART, que só surgiu a partir dos anos 80, podem ser equipados para a TDT com um modulador de sinal RF, a partir de 20 euros. Embora em número reduzido, também há caixas descodificadoras com modulação integrada, a € 49, no mínimo. Os moduladores só estão à venda nas lojas de eletrónica. Pondere o investimento, pois terá de comprar descodificador e modulador e os televisores mais antigos perdem nitidez e fidelidade de cores, com os anos.

Analisámos 2 moduladores de sinal RF, o Iberosat Mod 300 e o Teka modulador UHF TK-Mono, e uma caixa descodificadora com modulação integrada, a Iberosat TDT-5000. Os moduladores são instalados entre a caixa descodificadora e a entrada de antena do televisor. Na caixa descodificadora com modulador RF a instalação é mais simples.