Primeiras impressões

Leitores de Blu-ray 4K: diferenças nem a um palmo de distância

22 setembro 2016
Leitores de blu-ray 4K

22 setembro 2016

Os leitores de Blu-ray 4K alegam mostrar conteúdos com mais detalhe. Saiba se é mesmo assim e conheça o desempenho no consumo energético, na qualidade do som ou na facilidade de utilização.

Facilidade de utilização: assim-assim

As estruturas e navegação nos menus dos aparelhos é similar à dos leitores de Blu-ray standard destes mesmos fabricantes.

No caso do Panasonic, as possibilidades estão dispostas de forma similar, embora a apresentação tenha sido melhorada e a resposta dos menus seja bastante mais rápida. Mesmo assim, é ligeiramente mais lenta do que no leitor da Samsung.

Menos positivos estão os botões touch para ligar/desligar e ejetar o disco, localizados no topo do aparelho, pois são bastante menos sensíveis do que os botões físicos. Notámos isso quando as mãos dos utilizadores estavam mais secas, obrigando, com alguma frequência, a realizar mais do que uma tentativa para concretizar a tarefa pretendida.

No Panasonic, o tempo necessário para iniciar o leitor é bastante mais prolongado do que no da Samsung: desligando completamente o aparelho, demora cerca de 34 segundos a aparecer a imagem e o som. O Samsung demora 18 segundos. Se começarmos no modo de poupança de energia (stand-by), a diferença torna-se menos acentuada, mantendo o Samsung os 18 segundos e o Panasonic reduzindo para 25 segundos. As diferenças notaram-se também nos tempos de carregamento dos discos, ejeção e velocidade de navegação nos menus.

A consola Xbox One Slim apresenta algumas lacunas, inevitáveis, face aos leitores de Blu-ray específicos. Mantém, ainda assim, uma usabilidade bastante aceitável. Não dispõe de um comando otimizado para essa função, devendo ser usado o de jogos. Desde que é ligada até ao início do filme passam cerca de 1 minuto e 18 segundos, porque a consola tem de carregar o sistema operativo completo ao ser ligada. Apesar disso, as estruturas de menus e tempos de reação agradaram.