Primeiras impressões

$name

Início

O Hama Internet TV Box (€ 184) e o Woxter Android TV 100 (€ 179,90) são pensados, sobretudo, para quem tem um televisor sem ligações à Net, nem para usar as redes sociais ou reproduzir fotos, música e vídeos. Aguarda-se o lançamento, dentro de alguns meses, de novos leitores com versões mais atualizadas do Android, que vamos testar em detalhe.

Há muito que a televisão deixou de ser um mero equipamento para ver programas. Hoje, é o centro de entretenimento de qualquer casa.

As ligações HDMI e USB, por exemplo, aumentaram e permitem ligar vários equipamentos ao televisor e reproduzir ficheiros multimédia a partir de uma pen-disk, de um disco rígido externo ou de um cartão de memória. Os novos televisores integram ainda ligações de rede (por cabo ou Wi-Fi), para aceder a conteúdos online através de um portal específico da marca do televisor ou de um browser, se incluído.

Com o protocolo DLNA, cada vez mais comum, o televisor acede a ficheiros de computadores ou até telemóveis, desde que todos estejam ligados à rede doméstica.

Nalguns televisores mais recentes, pode navegar na Net, através do browser.

Nalguns televisores mais recentes, pode navegar na Net, através do browser.

Pontos fortes e fracos
Boa navegação na Net e introdução fácil de endereços (melhor no Woxter)
Vastas possibilidades multimédia; pode instalar aplicações diferentes
Várias ligações (entradas USB, cartão de memória e Wi-Fi)
Boa capacidade de resposta e navegação e execução de aplicações fluentes
Não possuem a versão mais atualizada do Android (v2.2 no Hama e v2.3 no Woxter)
Comandos via infravermelhos (operações travadas por obstáculos) para o Hama
Algumas aplicações não são executadas (dependentes de câmara ou GPS, por exemplo), pois o equipamento não tem o hardware necessário. Aquelas aplicações não deveriam estar disponíveis na loja SlideME
No Hama, a maioria das aplicações mais populares não está presente para descarregar
Apenas uma saída HDMI no Hama, incompatível com televisores CRT