Primeiras impressões

Leitor Blu-ray 4K da Samsung pode abrir portas a filmes com nova tecnologia

08 abril 2016
O Samsung UBD-K8500 será o primeiro leitor Blu-ray 4K a chegar ao mercado português.

08 abril 2016

O Samsung UBD-K8500 será o primeiro leitor Blu-ray 4K a chegar ao nosso mercado. Com data prevista para maio, os preços vão rondar os 400 euros. Assim que estiver disponível, vamos analisá-lo.

Em 2015, assistimos à explosão dos televisores com ecrãs de elevada resolução 4K ou Ultra-HD (UHD). Todas as grandes marcas lançaram modelos com este tipo de ecrã. No nosso teste a televisores, descubra modelos UHD com boa qualidade a partir de 500 euros. 

Quem investiu num destes televisores dificilmente consegue tirar total partido da tecnologia. Ainda são raros os conteúdos disponíveis com resolução 4 vezes superior à Full-HD - 3840x2160 em vez de 1920x1080 pixels. 

Com lançamento previsto para breve do leitor Blu-ray 4K, já está anunciado o lançamento de vários filmes em discos Blu-ray 4K. A 20th Century Fox anuncia já uma lista com cerca de 13 filmes, integrando títulos como o “The Revenant” ou “Brooklyn”. A Warner Bros. e a Sony Pictures anunciaram igualmente já alguns títulos neste formato.

Os poucos conteúdos UHD já existentes estão longe do ideal em termos de qualidade. Atualmente, os produtos 4K mais populares são:

  • vídeos realizados com smartphones com gravação em 4K. Embora possa reproduzir estes vídeos no seu televisor UHD, regra geral, a menor qualidade ótica dos smartphones e a elevada compressão dos dados fazem com que o vídeo não mostre a verdadeira qualidade 4K. Na prática, não verá grande diferença face a uma boa gravação em Full-HD.
  • vídeos Youtube 4K e outros serviços de streaming de vídeo, como o Netflix. A oferta de vídeos 4K é ainda limitada, embora esteja em crescimento. Além disso, a qualidade final tende a ser afetada pela elevada compressão dos dados.
  • gravações com câmaras de vídeo 4K. A qualidade depende muito da câmara de vídeo. Algumas action cams já gravam em 4K, mas os resultados são dececionantes. Só algumas câmaras de vídeo standard mais avançadas e com equipamento completo tendem a oferecer um resultado satisfatório.

Quem já usou um leitor Blu-ray ligado a um bom televisor Full-HD terá ficado impressionado com a qualidade de alguns vídeos. Por vezes, esta é melhor do que a de alguns vídeos online em 4K. Tal resulta da baixa compressão com que os dados são gravados nos discos Blu-ray de elevada capacidade.

A existência de filmes Blu-ray em 4K é um fator essencial para que este novo tipo de leitores possa conquistar sucesso de vendas.
A existência de filmes Blu-ray em 4K é um fator essencial para que este novo tipo de leitores possa conquistar sucesso de vendas.

Compatível também com HDR
Além da resolução Ultra-HD, o leitor Blu-ray 4K da Samsung anuncia ser compatível com o recente formato High Dynamic Range (HDR). Mas, para usufruir da qualidade HDR, é necessário que todos os equipamentos - disco Blu-ray, leitor e até o televisor - o suportem. Além disso, o televisor terá de dispor de uma entrada HDMI 2.0a, mais uma restrição que poderá levar ao fracasso desse formato.

Os serviços de streaming de vídeo que já oferecem alguns conteúdos 4K e que tencionam começar a produzir conteúdos em HDR, como o Netflix, não dependerão dessa entrada. Nalguns casos, o utilizador terá apenas de atualizar o software do televisor. 

Equipamento em alta:
  • Resolução Ultra-HD (3840x2160pix) a 60fps
  • HDMI 2.0
  • USB 3.0
  • 10bit color (até 12bit em HDR): 1 bilião de cores (até 68 biliões em HDR); os Blu-ray atuais permitem 8bit de cor, ou seja um máximo de cerca de 16 milhões de cores
  • Bitrates de vídeo até os 100Mbps (codec de vídeo HEVC)
  • Rácios de contraste mais elevados para conteúdos HDR
  • Compativel com discos Blu-ray , DVD e CD´s

Os discos Blu-ray nunca tiveram grande aceitação, pelo que o lançamento de um leitor Blu-ray 4K é um desafio sem grande esperança. Com o sucesso crescente dos serviços de streaming, tanto para música como para vídeos, a morte dos CDs, DVDs e outros suportes óticos parece anunciada.


Imprimir Enviar por e-mail