Primeiras impressões

Comandar o televisor pelo telemóvel ou tablet: analisámos 7 aplicações gratuitas

03 abril 2014 Arquivado

03 abril 2014 Arquivado

As aplicações funcionam bem e adicionam algumas possibilidades ao comando vulgar, como usar o telemóvel ou tablet como segundo ecrã do televisor ou aceder a ficheiros partilhados em rede.

Sony TV SideView

Nos equipamentos com sistema operativo Android, a aplicação só funciona em modo vertical, o que não é o ideal nos tablets, com ecrãs maiores. No caso do iOS, a versão smartphone funciona apenas na vertical, mas a do tablet pode ser usada na horizontal. Analisámos a v2.1.0 para iOS e a v2.2.2 para Android.

A Sony TV SideView é fácil de usar e está disponível em Português. Na primeira utilização, após detetar os televisores ligados na mesma rede doméstica, tem de inserir na app um código de 4 dígitos que surge no televisor.

A aplicação Sony TV SideView inicia sempre no guia eletrónico de programas. Se clicar num programa, acede aos seus detalhes ou a conteúdos relacionados.
A aplicação Sony TV SideView inicia sempre no guia eletrónico de programas. Se clicar num programa, acede aos seus detalhes ou a conteúdos relacionados.
A partir do guia de programas, é possível agendar gravações e consultar ou reproduzir as gravações armazenadas num disco rígido ou pendisk ligados ao televisor. Este tipo de acesso estende-se a ficheiros multimédia na rede doméstica (DLNA). Existe também uma opção para agendar um alarme para avisar do início de um programa.
Para controlar o televisor pela aplicação, as várias funções dividem-se em 5 ecrãs.
Para controlar o televisor pela aplicação, as várias funções dividem-se em 5 ecrãs.

A reação do televisor aos comandos é rápida. O único reparo está na regulação de volume, que é muito lenta, no caso de deixar o dedo a pressionar. Pode acelerar a mudança se pressionar repetidamente.

O touchpad disponível permite navegar nos menus, sem cursor, mas entre as opções. Pode usar um cursor de navegação livre, muito útil no browser de net. O cursor é mais fluido e funciona muito melhor nos dispositivos Android. Nos Apple, o movimento é atrasado e pouco fluido.

Há ainda a opção de teclado virtual integral para introduzir texto, que funciona de forma bastante aceitável.

Pontos fortes e fracos
Ponto forte Controlo integral das funções do televisor
Ponto forte Guia eletrónico de programas muito bem estruturado
Ponto forte Entrada fácil de texto
Ponto forte Utilização cómoda do touchpad (dispositivos Android)
Ponto fraco Alteração de volume obriga a pressionar repetidamente o ecrã
Ponto fraco Impossível ligar o televisor
Ponto fraco Impossível usar como segundo ecrã