Amazon lança concorrência ao Netflix

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Os consumidores podem agora optar entre 2 serviços de streaming: o novo Amazon Prime Video e o Netflix (o NPlay fica fora desta equação por ser exclusivo para os clientes da NOS).
O streaming é um serviço de transmissão de áudio e/ou vídeo em tempo real, acessível através de uma ligação à internet. Tal como o Netflix, o serviço da Amazon está disponível em diversos dispositivos (smartphones, tablets, consolas de jogos, Smart TVs) através do download de uma app ou, no caso de usar um PC, diretamente pelo browser em https://www.primevideo.com.
Dá acesso a um catálogo de filmes e de séries, mas as principais apostas, tal como sucede no Netflix, são as produções próprias, também disponíveis em Portugal. A oferta é ainda muito modesta, mas o catálogo poderá aumentar com o tempo. Tudo vai depender dos acordos feitos entre a Amazon e os produtores de conteúdos.
O funcionamento do serviço tem margem para melhorar, mas agradou bastante, estando num nível pouco inferior ao do Netflix.
Os conteúdos podem ser visualizados em smartphones, tablets, computadores (através do browser), consolas de jogos mais recentes, como a Xbox One e a PS4, e algumas plataformas de Smart TV (Samsung, LG e Sony). É necessária uma ligação à internet de, pelo menos, 4 Mbps para conteúdos HD, e de cerca de 20 Mbps para vídeos 4K.
Já a subscrição do Amazon Prime Video é mais barata: € 5,99 por mês (€ 2,99 por mês nos primeiros seis meses), contra os € 7,99 mensais da subscrição mais básica do concorrente. Ao contrário do Netflix, esta subscrição não tem restrições, permitindo o acesso a vídeos Ultra-HD e em 3 dispositivos em simultâneo, o que são condições similares à opção de subscrição premium do Netflix (vídeos 4K e 4 dispositivos em simultâneo, por € 11,99). O período experimental gratuito do Amazon é de 7 dias, o que é curto, porque no Netflix é de 1 mês.