Notícias

Televisores: nova tecnologia, maiores ecrãs e a saída de cena de plasmas

25 janeiro 2013 Arquivado

Arquivado

Os fabricantes baixaram a aposta em 3D e lançaram os trunfos na tecnologia OLED, na resolução Ultra HD ou 4K e em novas formas de usar o televisor, na feira eletrónica CES Las Vegas.

A omnipresente Near Field Communication

Não é nova, mas nunca tínhamos visto a sua presença em tantos equipamentos diferentes, desde televisores a smartphones, docking stations ou kits de cinema em casa, por exemplo. A Near Field Communication (NFC) ativa a comunicação entre dispositivos, mas está dependente de uma forma de transmissão de dados (como Wi-Fi Direct ou Bluetooth).

Para usar a NFC, basta por em contacto dois equipamentos com essa tecnologia ou usar um dístico próprio. Por exemplo, com um televisor e um telemóvel com NFC, ao reproduzir uma fotografia ou vídeo no telemóvel e tocar com este no comando, reproduz também no ecrã do televisor. Já se o televisor não incluir NFC, mas Wi-Fi Direct, por exemplo, podemos usar, próximo do sofá, um dístico, normalmente fornecido com o equipamento que tem NFC. Ao tocar com o telemóvel neste, e após programá-lo através de software fornecido, a ligação é estabelecida e partilha o conteúdo com o televisor.