Notícias

Televisores Full-HD vs. 4K: teste à nitidez da imagem

01 fevereiro 2018
Pedimos a um painel de 25 utilizadores para indicar que diferenças percecionava, a nível do detalhe da imagem, entre um televisor Full-HD e um 4K.

01 fevereiro 2018

Os Ultra-HD, ou 4K, já representam 90% da oferta nas 55”. Avaliámos se a resolução adicional do ecrã resulta em maior nitidez.

Início

A presença dos televisores 4K no mercado tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos ao mesmo tempo que os preços descem bastante. Estes equipamentos correspondem à maioria dos modelos que estamos a avaliar para o teste a televisores. Aceda-lhe para saber como poupar cerca de € 430 na compra de um novo aparelho.

A quantidade de consumidores com televisores 4K nas suas salas está a aumentar, mas os conteúdos não correm à mesma velocidade e são ainda escassos. Nas plataformas pagas, por exemplo, os canais de TV em 4K são de demonstração, emitindo apenas alguns programas sobre natureza, cultura ou eventos desportivos pontuais nesse formato.

Prevê-se que os conteúdos se tornem mais presentes num futuro próximo. Mas será notória a diferença de detalhe da imagem entre as resoluções Full-HD e 4K?

Fizemos um teste prático, pedindo a um painel de 25 utilizadores que observasse o mesmo conjunto de cenas em simultâneo em dois televisores. Os aparelhos, do mesmo fabricante e da mesma gama, possuíam uma qualidade de imagem semelhante e foram calibrados para que esta fosse o mais similar possível, embora com resoluções e fontes diferentes. O televisor Full-HD foi alimentado por um leitor Blu-ray standard e o televisor Ultra-HD por um Blu-ray 4K.

Aceda aos menus laterais para conhecer os pormenores e resultados deste teste prático, assim como outras fontes de conteúdos em 4K.