Notícias

Televisão Digital Terrestre: reclame se tem problemas de sinal

31 janeiro 2014

31 janeiro 2014

Desde a sua implementação, a rede de televisão digital terrestre é afetada por interferências que impossibilitam obter um sinal estável. Se enfrenta problemas na receção da TDT, preencha o nosso formulário de reclamações.

Temos recebido queixas de vários consumidores. Se a emissão em sua casa também apresenta falhas, reclame no formulário. Reencaminharemos as situações à Portugal Telecom (PT) e daremos conhecimento à ANACOM.

Em 2013 e apenas em 6 meses, recebemos mais de 3500 reclamações sobre TDT sem qualidade e obtivemos uma reação da PT a mais de 1500 reclamações, na sequência de uma mudança mal preparada e com falhas sucessivas, para as quais temos alertado. Problemas no som e na imagem ou interrupções prolongadas na emissão ainda afetavam 62% dos lares com televisão digital terrestre, segundo o nosso último inquérito a 1714 portugueses.

Em vez de obrigar a PT a reforçar a cobertura, a ANACOM autorizou-a a utilizar frequências adicionais para difundir o sinal TDT. Mas aquela entidade reguladora já admitiu não estar segura de que a instabilidade seja resolvida.

A configuração de rede em Portugal é um dos motivos para os problemas. Como a maior parte do País é servida pelo mesmo canal de transmissão (CH56), em cada local, é possível que, além dos sinais do emissor mais próximo, capte sinais de emissores distantes. Se estes estiverem a mais de 67 km provocam interferência no sinal, como pixelização ou perdas de fluidez ocasionais, e até falha total de receção nalguns períodos. As condições do verão, como o tempo quente e seco, aumentam a probabilidade de má qualidade de sinal, devido à maior propagação dos sinais de emissores distantes que interferem na receção.

A DECO apela a que os consumidores lhe façam chegar o seu descontentamento e não adiem a reclamação. A pressão de todos poderá desempenhar um papel importante na reestruturação da rede, planeada para 2017, com uma solução multifrequência por região no País.


Imprimir Enviar por e-mail