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Televisão: as opções com mais "fibra"

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MEO, NOS, Nowo e Vodafone: avaliámos a experiência de utilização dos quatro operadores, e a qualidade é aceitável a boa. Mas o consumo dos equipamentos revelou-se excessivo e a possibilidade de gerir opções de privacidade insuficiente.

  • Dossiê técnico
  • António Alves e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
27 dezembro 2018 Exclusivo
  • Dossiê técnico
  • António Alves e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
tv mais fibra

iStock

Testar os serviços de televisão em condições idênticas não foi tarefa simples. Desde logo, porque nem todos os pontos do País permitem subscrever em simultâneo os quatro operadores: MEO, NOS, Nowo e Vodafone. Acabámos por arrendar uma vivenda nos arredores de Aveiro, e aí fixar o nosso local de trabalho durante pouco mais de um mês. Além dos técnicos do laboratório, por lá passou um painel de consumidores com diferentes características de idade e conhecimentos técnicos.

Optámos por subscrever o serviço mais recente de televisão e net (2P) ou televisão, net e telefone (3P) de cada operador, sempre assente na plataforma de fibra ótica.

Dentro dos serviços mais recentes, escolhemos uma velocidade de internet anunciada igual (100 Mbps) e o tarifário mais barato. A caixa descodificadora testada foi a instalada pelos operadores.

Aviso: a nossa análise não incidiu sobre a qualidade da imagem, que não poderia ser avaliada num único ponto de acesso, mas sobre a experiência de utilização.

As vertentes analisadas refletem o estudo do regulador (Anacom) sobre as opções que os consumidores mais utilizam, e outras que considerámos relevantes, como o zapping, a ergonomia do telecomando, a recomendação de conteúdos, a gestão da privacidade e o consumo dos equipamentos.

Conclusão: os serviços oferecem uma experiência de utilização aceitável a boa, com a Vodafone a levar a dianteira. No entanto, mesmo aqui existem pontos a melhorar.

 

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