Notícias

TDT: 8 emissores tentam minorar problemas de receção

Como usar os novos canais de frequências

Estes “remendos” correspondem a uma fase transitória, onde cada vez mais a tipologia de rede, inicialmente SFN (single-frequency network), com a mesma frequência em todo o Portugal Continental, vai ganhando contornos de MFN (multi-frequency network). Neste modelo, cada região é servida por intervalos de frequências distintos. Uma rede MFN deverá permitir uma receção mais estável. Quando a TDT foi implementada, as fraquezas de um tipo de rede com uma só frequência já eram conhecidas e tornaram-se parte do dia-a-dia de muitos consumidores.

O site oficial, concebido pela atual MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. (PT Comunicações, na altura), para esclarecer questões sobre a TDT e onde os consumidores devem consultar o tipo de cobertura de que dispõem, em www.tdt.telecom.pt, reflete bem a falta de preocupação em informar os consumidores. Esta é uma das obrigações presentes no Direito de Utilização das Frequências (DUF), que, a nosso ver, não está a ser respeitado e sobre a qual o regulador do sector deveria ser mais exigente.

As frequências adicionais são muito difíceis de encontrar no site. Era também importante os consumidores conhecerem a área de abrangência destes emissores, para saberem se podem recorrer a estes.

Confirme no mapa de canais alternativos se há algum na sua zona. Caso exista, experimente sintonizar a frequência indicada nessa área. Como ainda está numa fase inicial de implementação, a frequência poderá não estar disponível em muitos locais. Lamentavelmente, a PT não disponibiliza a informação da área de abrangência dos atuais emissores com frequência alternativa. Se a sintonia não funcionar no canal alternativo, antes de reorientar a antena, verifique a sua situação junto da PT, pelo telefone 800 200 838.

Mapa dos canais alternativos para sintonizar a TDT.
Mapa dos canais alternativos para sintonizar a TDT.

Como fazer as ligações e a sintonia de canais

Por exemplo, se residir no município de Alenquer (distrito de Lisboa), além do canal 56, também deverá estar disponível o canal 49. No seu televisor com sintonizador TDT integrado ou com caixa descodificadora TDT, aceda ao menu de sintonia de canais e opte pela “sintonia manual”.
Selecione a procura manual no menu de sintonia de canais.
Selecione a procura manual no menu de sintonia de canais.
Neste caso, escolha o canal 49 e verifique se os níveis de intensidade e qualidade são satisfatórios e relativamente estáveis. Se atingir um bom nível, guarde a seleção. Deverá obter uma receção em melhores condições. A indicação depende do equipamento, mas quase sempre existem indicadores gráficos (como barras) ou até um valor em percentagem. Caso o valor obtido seja reduzido, poderá ser necessária uma reorientação da antena.
Introduza o canal de frequência alternativo da sua região. Em Alenquer, por exemplo, deve escolher o 49.
Introduza o canal de frequência alternativo da sua região. Em Alenquer, por exemplo, deve escolher o 49.