Notícias

Quando o software destrói o som de um televisor de 4 mil euros

03 novembro 2016 Arquivado
Televisor LG OLED55C6V

03 novembro 2016 Arquivado
Identificámos problemas graves, com impacto na qualidade sonora, no último software disponibilizado para o televisor LG OLED55C6V. A marca assume o problema e vai disponibilizar outro a 8 de novembro.
Tem um televisor LG OLED55C6V? Pare e leia este artigo ou, pelo menos, espere uns dias para atualizar a última versão do software. A nossa equipa testou o televisor antes de atualizar o software ( com a versão 03.15.35) e a qualidade de som foi considerada regular. O problema começou assim que o laboratório atualizou o equipamento com a versão 04.30.06: a qualidade ficou inaceitável. 

Pensámos que podia ser uma avaria só naquele televisor e comprámos outro para tirar teimas. O comportamento foi igual: som regular antes de atualizar o software; má qualidade, depois. À segunda tentativa, suspeitámos que o software estava a desativar os tweeters (colunas para reprodução de tons agudos). Só o subwoofer é que estava a emitir som, mas de uma forma estranha e apagada. O resultado é uma predominância de graves, que pode ser um pouco irritante.  

Depois de comprovarmos que o problema era causado pelo software, contactámos a marca, porque uma atualização deve ser sinónimo de novas funcionalidades ou melhorias de desempenho. Consideramos que a falta de controlo de qualidade num novo software é inaceitável. Já encontrámos esse problema em smartphones ou em novos sistemas operativos, como foi o caso do Windows 10. A LG referiu desconhecer o problema, mas prontificou-se a testar e a corrigi-lo o mais rapidamente possível. Pouco tempo depois, confirmou-nos o problema e desenvolveu nova versão. Entretanto, os nossos técnicos testaram-na no laboratório e não detetaram falhas.  

Desde 20 de outubro que pode fazer o download da nova versão do software no site da LG, mas só no dia 8 de novembro correrá automaticamente no televisor: será avisado por uma mensagem no seu equipamento. 

Se está à procura do televisor ideal para si, consulte o nosso teste
 

 


Imprimir Enviar por e-mail