Função HDR impressiona no contraste dos jogos de vídeo

Boa imagem, sem atrasos na jogabilidade
Todo o painel aplaudiu a qualidade da imagem. Destaque para o bom contraste, que permite visualizar mais detalhes em diversas cenas. Essa característica nota-se sobretudo em imagens muito escuras ou nas que combinam zonas de sombra com outras de muita luminosidade, onde o HDR melhora a gradação da iluminação.
Uncharted 4 no mesmo televisor, em modo normal e em HDR. É notória a diferença no contraste e na visibilidade dos detalhes (neste caso, numa cena escura).
Alguns membros do painel também referiram que a reprodução das cores é um pouco melhor nos jogos com HDR do que na experiência sem esse formato. No entanto, são diferenças muito subtis e diretamente relacionadas com os parâmetros escolhidos na televisão.
Os participantes não notaram atrasos percetíveis na jogabilidade em HDR. Se existirem, são marginais e estão longe de criar problemas graves.
Mas encontrámos uma possível explicação para as queixas que os jogadores fazem nos blogs. O efeito lag de que falam não é provocado pelo HDR, mas pela utilização de parâmetros de melhoramento da imagem, como o aumento da fluidez ou a redução do ruído.
Estes parâmetros retardam a experiência e são desnecessários para os jogos de vídeo. A questão é ultrapassada com a opção game mode (ou computer, conforme o fabricante), que desativa os melhoramentos. No entanto, nem todos os jogadores conhecem a situação.
Defina o game mode para a entrada HDMI onde a consola está ligada. A partir daí, a configuração fica gravada no televisor. Samsung e LG não permitem escolher um game mode.
Para televisores sem HDR, basta selecionar o game mode para a entrada HDMI da consola. Apenas a Sony e a Panasonic fazem esta alteração de forma automática. Já ao usar o modo HDR, a situação complica-se de forma inexplicável no caso de alguns fabricantes, o que pode originar problemas e queixas.
- Sony e Panasonic: melhor solução, com alteração automática para HDR e game mode.
- Philips: boa solução, com deteção automática do modo HDR; basta selecionar manualmente o game mode.
- Samsung e LG: pior solução. Apesar de o HDR ser detetado automaticamente, não existe opção de alteração manual para o game mode. No menu, o jogador tem de desativar opções como o melhoramento da fluidez, a redução do ruído, entre outras. Tal implica saber que essas configurações provocam atrasos na resposta do ecrã e são dispensáveis, o que a maioria dos jogadores poderá desconhecer. É ainda uma tarefa complicada para os utilizadores. Esperamos que os fabricantes resolvam esta falha rapidamente, pois parece estar relacionada com uma atualização de software.
Comparámos ainda o tempo de resposta da PS4 Pro com a PS4 Slim (esta equipada com um processador gráfico menos potente). Ligámos as duas consolas a dois televisores do mesmo modelo (OLED LG), a correr os mesmos jogos. Não verificámos diferenças na jogabilidade em HDR na PS4 Slim. No entanto, um jogo mais exigente do ponto de vista gráfico pode ter resultados diferentes.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).