Notícias

Fox Play, N Play e outros pacotes vão a jogo com o Netflix

16 outubro 2015 Arquivado

Arquivado

Com a chegada do Netflix, a 21 de outubro, ao mercado português, comparamos o serviço com as aplicações concorrentes, a Fox Play, a N Play e os pacotes adicionais das operadoras. 

O fim da saga de descarregar ficheiros

Lançado em 2007, o Netflix está atualmente disponível em mais de 50 países e chega a mais de 60 milhões de utilizadores. Inclui um vasto catálogo de conteúdos, possível graças a acordos estabelecidos com alguns produtores e à própria produção do Netflix.

Mas o catálogo não é igual para todos os países, por causa dos consensos (por vezes de âmbito regional) que têm de ser feitos com os produtores de conteúdos. Muito provavelmente, algumas séries que estão disponíveis nos Estados Unidos, por exemplo, poderão não chegar aos utilizadores portugueses. Por outro lado, é de esperar a introdução de alguns conteúdos nacionais, à semelhança do que aconteceu noutros países onde o Netflix foi implementado.

Com o Netflix, é possível ver séries, filmes e documentários em computadores, smartphones, tablets, algumas smart TVs mais recentes, consolas de jogos PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One e alguns leitores multimédia. Basta instalar a app.
Os conteúdos são transmitidos através de streaming, ou seja, não é preciso descarregar ficheiros. Podem ser visto em qualquer altura e quantas vezes quiser. Além do aparelho, é imprescindível ter uma ligação de Internet com velocidade razoável. Para ver um filme ou uma série em HD (720p ou superior), precisa de uma velocidade de download a rondar os 5Mbps. Se quiser aceder a um conteúdo em Ultra-HD ou 4K (já existem alguns no Netflix, como a famosa série House of Cards), será conveniente dispor de uma ligação de 25Mbps.

Instalada a aplicação no aparelho, é possível adicionar vários utilizadores. Cada um tem uma espécie de conta própria, sendo que o Netflix personaliza recomendações de filmes e séries com base nos conteúdos vistos por cada utilizador.

Mas a possibilidade de diferentes pessoas acederem ao serviço em diferentes aparelhos, ao mesmo tempo, depende do plano de subscrição (que inclui um máximo de 4 dispositivos). Obviamente, a escolha influencia o valor da assinatura, que ascende aos 9,99€ no caso do acesso ser feito por 2 dispositivos, até um máximo de 11,99€, para 4 dispositivos.

Após instalar a app, cada utilizador pode criar a sua conta e receber dicas personalizadas do Netflix.
Após instalar a app, cada utilizador pode criar a sua conta e receber dicas personalizadas do Netflix.