Notícias

Consola de jogos Xbox One X: a Xbox mais pequena e com maior potência

Início

A Xbox One X passa a ser a consola com mais potência gráfica no mercado e a Xbox mais pequena de sempre, a avaliar pelas características técnicas. 

06 setembro 2017
Xbox One X: a Xbox mais pequena com maior potência

Xbox

A Microsoft tenta avançar no mundo dos jogos com resolução 4K com o lançamento da Xbox One X. A nova consola apresenta como principais trunfos o poderoso GPU (chip gráfico) "Scorpio", assim como o processador de 8 núcleos de 2,3 GHz (gigahertz), que a tornam na consola mais potente de sempre. Está também equipada com 1 TB (terabyte) de armazenamento. Está à venda a partir de 7 de novembro, lançada no mercado nacional com um preço de 499,99 euros.

Mais potência, mas preço muito elevado

Por ter um hardware mais potente, a Xbox One X tem maior potencial para obter jogos em verdadeira resolução 4K (4K "nativo"), com texturas ricas e boas taxas de fluidez. Neste aspeto, as diferenças podem ser visíveis em relação à PS4 Pro, que nalguns jogos não usa a resolução total do 4K e recorre a algum upscalling e, noutros, sacrifica alguma fluidez (30 fps). O poder gráfico adicional da Xbox One X deve resultar numa mais-valia quando comparada com a rival PS4 Pro, no caso de jogos graficamente mais ricos e em resolução 4K.

Comparada com a PS4 Pro, a Xbox One X tem potencial para um melhor desempenho, com destaque para o chip gráfico (GPU) mais rápido, a maior largura de banda e quantidade da memória RAM e a possibilidade de ser usada como leitor de Blu-ray 4K.

Xbox One X: a Xbox mais pequena com maior potência
A nova consola Xbox One X é uma mais-valia no caso de jogos graficamente mais ricos e em resolução 4K.

 

A nossa opinião

Apesar de a Xbox One X destronar a Sony PS4 Pro em termos de potência, talvez as diferenças de desempenho não sejam assim tão relevantes para justificar o elevado preço de € 499, mais € 100 do que a concorrência. A PS4 Pro já tem um desempenho mais do que suficiente para a grande maioria dos jogadores.

As próprias Xbox One, One S e PS4 Slim já oferecem um bom poder gráfico e servem as necessidades da maioria dos amantes dos jogos de vídeo. Pelo preço pedido, a Xbox One X apresenta-se como uma alternativa a ponderar apenas para uma minoria muito exigente, que também tenha um bom televisor 4K (com HDR de preferência) que lhe permita tirar pleno partido do equipamento. Com um televisor Full-HD não adianta o investimento.

Xbox One X: a Xbox mais pequena com maior potência
A Xbox One X será a consola de jogos com o hardware mais potente no mercado. Pelo elevado preço, só se justifica o investimento para jogadores muito exigentes e com televisor 4K.

 

Prós

  • Hardware mais potente do mercado.
  • O poder gráfico pode representar um ganho palpável nos jogos 4K mais exigentes.

Contras

  • Preço elevado (499 euros).