Notícias

Avaria no televisor atrasa ação a jogar

11 setembro 2012 Arquivado

11 setembro 2012 Arquivado

O nosso associado esteve quase 6 meses à espera do novo televisor. Quando resolveu o problema nos jogos, verificou que a imagem tinha manchas.

Luís Cruz, 40 anos, de Setúbal, técnico automóvel, só detetou o defeito no LCD LG 47LX9500 quando, em julho de 2011, ligou a consola de jogos novinha em folha, 5 meses depois de comprar o televisor na loja online Redcoon, por 1559,99 euros. O atraso de meio segundo entre comando e imagem era suficiente para falhar em jogos de precisão. Nem outras ligações e consolas ou a visita de um técnico da LG para mudar a placa gráfica resolveram o problema.

Três meses depois do segundo alerta do leitor, a LG recolheu o televisor para reparação. Dois meses mais tarde, Luís continuava sem equipamento e pediu-nos ajuda. Após o nosso contacto, a LG esclareceu que, com a análise ao televisor, decidiu trocar o modelo pelo novo LG 47LW980S.

Luís testou o aparelho e confirmou que o atraso nos jogos não existia. Mas detetou outro problema: manchas brancas, quando ligava o televisor. Reclamou à marca e esta aceitou trocar o aparelho. Por vezes, sobretudo em fundo negro, as manchas persistem, mas a LG explicou ao nosso leitor que se trata “clouding”, um fenómeno comum nos LED.

LED nas nuvens
O “clouding” é um problema que só se aplica aos ecrãs LED: normalmente nos cantos, há blocos mais iluminados do que os restantes, como nuvens. São mais visíveis quando há um fundo quase todo negro (ou de outra cor escura). Analisamos este efeito nos nossos testes.