Dicas

Televisores: o suporte certo para fixar o seu modelo

19 abril 2013

19 abril 2013

Os suportes fixos são mais simples e seguros para ecrãs grandes e pesados. Os suportes articulados permitem orientar o ecrã, mas podem custar mais de 100 euros.

Onde e como instalar

Instalar o suporte do televisor não é uma operação simples. Quanto maior e mais pesado for o televisor, mais precisa de garantias sobre a robustez da parede e a segurança das fixações. Procure um técnico para a instalação, exceto se dominar a arte da bricolagem.

Se avançar sozinho, leia as instruções, escolha o tipo de fixação e material adequado ao tipo de parede e peso do aparelho. O suporte traz, em regra, os parafusos e as buchas para paredes de alvenaria. Caso a parede seja de gesso cartonado, precisa de buchas próprias para o material. Poderá ser necessário fazer um reforço pontual na parede, para televisores maiores e pesados. Aconselhe-se com um especialista num estabelecimento de bricolagem.

Na altura de furar, use régua, nível e lápis para marcar com exatidão os pontos de fixação na parede. Em azulejo, cole dois bocados de fita-cola em cruz para que a broca não derrape. Antes de pendurar o ecrã, sobretudo se for grande e pesado, verifique se a instalação ficou bem sólida e estável.

Calcule a distância certa entre o sofá e o televisor. Os dados em baixo resultam de um teste prático com um painel de 22 utilizadores. Usámos um medidor a laser para saber a distância exata de conforto (mínima, ideal e máxima) face a diferentes diagonais.

Reserve 10 cm à volta do aparelho para uma correta ventilação.

guia rápido
Diagonal do ecrã Distância ideal do sofá
26 a 27 polegadas 1,8 a 2,2 metros
32 polegadas 2,2 a 2,6 metros
37 polegadas 2,6 a 3 metros
40 a 43 polegadas 3 a 3,4 metros
46 a 47 polegadas 3,4 a 3,8 metros 
Mais de 47 polegadas Mais de 3,8 metros