Dicas

Como ligar equipamentos eletrónicos ao televisor

Dispositivos como consolas de jogos, barras de som ou kits de cinema em casa podem ser conectados ao televisor, para jogar, reproduzir um filme ou ouvir música com mais qualidade. Explicamos como fazer estas ligações.

26 maio 2022
televisores - ligar barras de som e consolas de jogos à TV

iStock

Quando queremos um ecrã a sério, para um uso confortável, muitas vezes temos de regressar ao televisor, que assim passa a ser um centro multimédia. Por razões estéticas, o televisor é cada vez mais estreito com o passar dos anos. E, embora já se consigam introduzir speakers de qualidade na elegância dos painéis recentes, o resultado sonoro poderá ser ainda mais apurado, se o líder de todos os equipamentos eletrónicos se ligar a uma soundbar ou a um kit de cinema em casa. Além disso, as consolas de jogos têm uma presença cada vez maior nas nossas salas. Explicamos como fazer estas ligações, para tirar partido do seu grande ecrã.

Barra de som ou kit de cinema em casa

Para melhorar o som do televisor, podem ser ligados, por exemplo, através de ficha HDMI. Idealmente, deverá usar uma ficha HDMI ARC, ou seja, que inclua um canal de retorno de áudio. As fichas HDMI dos televisores são entradas, logo, aceitam áudio e vídeo de outros aparelhos. No caso de uma soundbar ou de um kit de cinema em casa, também podemos precisar do contrário. É o que acontece se quisermos transmitir o som das emissões de televisão num destes equipamentos. Para complicar, também pode ser preciso enviar um sinal de vídeo da soundbar ou do kit para o televisor, por haver outros aparelhos conectados ou para reproduzir os menus de utilização. A ficha HDMI ARC transporta áudio e vídeo nos dois sentidos. Se o televisor não a tiver, terá sempre de ligar, além de uma ficha HDMI vulgar, um cabo estéreo analógico (RCA) ou digital (coaxial ou ótico) à barra ou ao kit.

Leitor de Blu-ray ou DVD

Para fazer a ligação de um leitor de DVD ou Blu-ray, use um cabo HDMI. O leitor de DVD não tem uma saída HDMI por ser um modelo antigo? Neste caso, use um cabo SCART. É possível que se depare com outra dificuldade, que é a de o seu televisor ser tão recente que já não dispõe deste tipo de entradas. Pode sempre investir num leitor Blu-ray (que também dá para ver DVD) ou comprar um adaptador de SCART para HDMI. Além disso, note que muitas consolas de jogos também incluem um leitor de DVD e Blu-ray, além de disporem de uma ligação HDMI.

Consola de jogos

Os modelos mais recentes têm fichas HDMI, a ligação mais interessante. Se a consola for de última geração, como a Sony PS5 ou a Microsoft Xbox Series S ou X, veja se o televisor conta com fichas HDMI 2.0 ou 2.1. Em caso de dúvida, investigue o manual de instruções do televisor. Versões mais recentes do protocolo HDMI, que admitem maior largura de banda, permitem jogar com níveis de resolução mais elevados e maior fluidez nas imagens. As consolas mais potentes são compatíveis com jogos em resolução 4K e taxas de frequência até aos 120 hertz (Hz). Mas, para isso, têm de ser ligadas, no mínimo, a uma entrada HDMI 2.0. A versão 2.1 oferece muito mais largura de banda e a 2.0b já permite obter os 4K a 120 Hz.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.