Primeiras impressões

Xperia Play: telemóvel e consola de jogos desde 289,90 euros

17 agosto 2011 Arquivado

17 agosto 2011 Arquivado

O Xperia Play da Sony Ericsson junta num aparelho as funções de telemóvel e consola, ideal para os fãs de jogos.

Nas nossas mãos, o aparelho causou boa impressão: o Sony Ericsson Xperia Play exibe boa construção, é discreto e dono de um ecrã de 4 polegadas, maior do que o do iPhone 4, muito reativo e de utilização bastante agradável.

Inclui a nova versão do sistema operativo Android, o 2.3 Gingerbread e está equipado com uma câmara que permite boa qualidade fotográfica e de vídeo. Inclui ainda um bom leitor de música. Ao nível da utilização como telefone, não merece qualquer reparo. Nenhuma surpresa para a bateria, similar à de outros smartphones. Para jogar, não espere mais do que 4 a 5 horas de autonomia.

Dado o preço elevado, o Sony Ericsson Xperia Play destina-se apenas a utilizadores mesmo desejosos de jogar onde quer que estejam. Na loja online da TMN pode encontrar o Xperia Play por 289,90 euros. Ainda não há muitos jogos adaptados a este comando e até que a Sony expanda a sua loja os fãs da PlayStation não poderão explorar os jogos habituais.

O Xperia Play distingue-se dos outros smartphones pelo painel deslizante com comandos similares aos da PlayStation atrás do ecrã.

Se quer apenas um telemóvel, visite a ferramenta Comparar e Poupar com informação para 125 modelos. Acompanhe as notícias e dicas sobre telemóveis.

Um smartphone Android
Este aparelho, da família Xperia da Sony Ericsson, está bem equipado. Destacamos as características mais importantes:

  • sistema operativo Android 2.3;
  • ecrã tátil de 4 polegadas com resolução 854x480 pixels;
  • 512 MB de memória RAM e processador de 1 GHz;
  • cartão micro-SD de 8 GB;
  • GPS e câmara de 5MP com flash e gravação de vídeo em alta definição.

Da família Xperia da Sony Ericsson, este telemóvel com consola de jogos foi bem apreciado ao nível do equipamento.

Para diferentes jogos, mas poucos
O gamepad deslizante é uma opção interessante, pois conta com todos os comandos clássicos da PlayStation. Os joysticks foram substituídos por touchpads no centro e os botões L e R encontram-se na face superior por trás do ecrã.

O seu tamanho é muito idêntico ao da PSPGo.

O Sony Xperia Play que testámos tinha 5 jogos instalados: FIFA 2010, Star Battalion, SIMS 3, Bruce Lee e Tetris +. Para download grátis: Asphalt, Crash Bandicoot.

A má surpresa vem nos jogos: esta consola não permite descarregar os jogos PSP e PlayStation Go. Através da aplicação PlayStation Pocket, pode aceder a alguns jogos antigos que fizeram as glórias da consola PlayStation 1 e já ultrapassados ao nível gráfico. Já a aplicação Xperia Play inicia-se automaticamente quando se faz deslizar o gamepad. Aí pode descarregar os jogos mais sofisticados disponíveis na loja Android Market. Estes apresentam um preço razoável (€ 3 a € 5 por jogo).

O facto deste modelo ter comandos físicos enriquece a experiência e dá-nos a sensação de jogar numa consola portátil de verdade. Mas a maioria dos jogos atualmente disponíveis não foram concebidos para o gamepad. Resultado: nalguns casos, os comandos só funcionam parcialmente e tem de combinar teclas virtuais no ecrã com teclas reais do gamepad e nem sempre do modo mais óbvio.


Imprimir Enviar por e-mail