Primeiras impressões

Novos Samsung Galaxy S9 e S9+ prometem salto em som e imagem

Os novos modelos da Samsung trazem novidades ao nível da fotografia e do áudio, com abertura de lente variável e som estéreo incorporado. Chegam às lojas em meados de março e custam entre € 869,99 e 969,99 euros.

28 fevereiro 2018
samsung s9

Thinkstock

A Samsung apresentou, a 25 de fevereiro, os seus mais recentes modelos: o Samsung Galaxy S9 e S9+, que em Portugal devem chegar às lojas a 16 de março. Além do tamanho do ecrã, maior no S9+, as diferenças entre os dois modelos dizem respeito à bateria e à câmara dupla que o S9+ tem na parte de trás.

Esteticamente, as novas versões são muito idênticas aos modelos S8 e S8+, sobretudo na parte da frente. Tal como a versão 8, a 9 também tem o ecrã “infinito”, que cobre quase toda a superfície do telefone. Na parte traseira, a grande novidade é a mudança do sensor de impressão digital que se encontra agora por baixo da lente da câmara. Os dois modelos agora lançados são ligeiramente mais pequenos do que os S8 e S8+ (cerca de 1 milímetro). A grande melhoria está nas funcionalidades.

Áudio e fotografia melhorados

Se a versão S8 já estava no topo da nossa avaliação, esta versão aparece com uma melhoria ao nível da fotografia e do áudio. A câmara principal tem a capacidade de mudar a abertura entre f/1.5 e f/2.4, dependendo das condições de luz. Esta melhoria deverá permitir tirar fotografias de boa qualidade, mesmo em ambientes com muito pouca luz. E também obter bons resultados ao realizar fotografias com o efeito Bokeh (sujeito em foco e fundo desfocado) quando a luz é suficientemente boa.

Vimos algumas fotografias usadas na promoção dos aparelhos e os resultados são surpreendentes: verificaremos em laboratório se estas melhorias trazem um ganho efetivo na qualidade fotográfica.

Além das imagens, os vídeos também têm outro potencial: uma funcionalidade de super câmara lenta que permite gravar filmes curtos (até 6 segundos) com 960 frames por segundo, para poder ver o filme a uma velocidade extemamente baixa. Outra das melhorias é a partilha de vídeos, que está facilitada. No caso de vídeos muito lentos, por exemplo, é possível acrescentar uma banda sonora em poucos passos.

O áudio é outro aspeto interessante dos novos modelos. O S9 e o S9+ são os primeiros Samsung a ter altifalantes estéreo. Além disso, a parceria com a empresa AKG e a compatibilidade com o padrão DolbyAtmos prometem uma audição muito mais imersiva e uma maior capacidade de volume de som do que a versão anterior.

Tal como acontece com os modelos S8 e S8+, os dois novos modelos têm uma nova docking station (Samsung DeX Pad) para ligar os telefones a um monitor externo. Assim, pode desfrutar de um ecrã ainda maior, onde é possível trabalhar como num computador.

Falta agora comprovar em laboratório as melhorias dos novos modelos da Samsung. A verificar-se o anunciado, em breve teremos dois novos modelos no topo das classificações de qualidade dos telefones. A resistência à queda tem sido a grande fraqueza de muitos novos modelos testados, incluindo os da série Galaxy 8.

O Samsung Galaxy S9 de 64 GB custará € 869,99 e o S9+ de 64 GB será vendido a 969,99 euros. 

Zoom no equipamento

  • Processador: Octacore 2,8 GHz. 
  • Ecrã: Super AMOLED de 5,8 polegadas (S9) e 6,2 polegadas (S9+). 
  • Memória RAM: 4GB (S9) e 6GB (S9+). 
  • Memoria interna: 64 GB /128 GB/256 GB, expansível até 400 GB com um cartão de memória micro SD. 
  • Câmaras traseiras: 12 Mpixel abertura variável f1.5-2.4 para o S9. A do S9+ é dupla: além da primeira câmara, apresenta também outra de 12 Mpixel com abertura de f2.4. 
  • Câmaras dianteiras: 8 Mpixel à frente com abertura de f1.7.
  • Bateria: 3,000 mAh (S9) e 3,500 mAh (S9+). 
  • Grau de proteção: Resistência à água e ao pó com certificação IP68. 
  • Dimensão e peso: 147,7 x 68,7 x 8,5 mm, 163g(S9) e 158,1 x 73,8 x 8,5 mm, 189g (S9+). 
  • Sistema operativo: Android 8.0 (Oreo). 
  • Sensores biométricos: reconhecimento de íris e de impressão digital.

Imprimir Enviar por e-mail