Primeiras impressões

Huawei P9: o novo topo de gama com câmara fotográfica Leica

20 junho 2016
Huawei P9

20 junho 2016
O Huawei P9 acabou de chegar, com características que prometem descolar a Huawei da imagem de “marca low cost”, como os acabamentos de boa qualidade e a câmara fotográfica Leica, com tecnologia inédita no mercado dos smartphones.

Huawei P9 o novo topo de gama com câmara fotográfica Leica

Com acabamentos de metal “no ponto”, o Huawei P9 tem 5,2 polegadas de diagonal de ecrã e uma resolução de 1080x1920 pixels. Mostra-se à altura de rivalizar com outros dispositivos de gama alta presentes no mercado e tem como grande atração a câmara traseira inovadora.

O P9 conta com 32 GB de memória, expansíveis através de cartão micro SD, e já está disponível, pelo preço de € 599,99. Os resultados laboratoriais sobre o novo gadget serão publicados brevemente no teste a telemóveis, onde pode comparar modelos e preços e encontrar o telemóvel mais adequado ao seu perfil, conseguindo obter uma poupança de cerca de 195 euros.

Resultante de uma parceria com a marca Leica, uma referência de qualidade no mundo da fotografia, esta câmara inclui características inovadoras e promissoras em aspetos como a qualidade de imagem e os formatos disponíveis. Está equipada com duas lentes e respetivos sensores, ambos com 12 megapixels e abertura F/2.2. Um dos sensores é de cor (RGB) e o outro deteta apenas tons de preto e branco, mas capta mais 200% de luz do que o sensor RGB.

Ambos os sensores combinados têm o efeito de um único sensor com maiores dimensões, que capta mais luz e consegue obter um nível de detalhe superior aos equipamentos comuns. Outra característica interessante é a possibilidade de guardar as fotografias no smartphone no formato RAW, tal como acontece numa verdadeira câmara reflex.

Embora a abertura da câmara do Huawei P9 seja inferior à do Samsung Galaxy S7 (F/1.7), demonstra ser satisfatória e capaz de produzir efeitos profissionais pouco comuns num smartphone, como o de desfocar o fundo da imagem. As opções quanto ao número e rapidez de disparo são abundantes e fáceis de usar.

A câmara traseira do Huawei P9 permite também fazer vídeos em HD. Já a câmara frontal, com 8 megapixels, promete competência e satisfação para os entusiastas das selfies.

O novo topo de gama da Huawei tem ligação USB-C. Ou seja, é incompatível com carregadores comuns com ficha micro-USB, pelo que há que manter debaixo de olho o carregador que vem de origem. A bateria é carregada em pouco mais de duas horas e um carregamento de dez minutos permitirá, alegadamente, uma utilização de algumas horas.