Primeiras impressões

Galaxy Nexus: rápido e com bom desempenho

10 janeiro 2012 Arquivado

10 janeiro 2012 Arquivado

Com o mais recente sistema operativo da Google, o Galaxy Nexus da Samsung mostra um bom desempenho nas primeiras provas. É um dos rivais do iPhone.

Equipado com a última versão do sistema operativo da Google, o Android 4.0, o aparelho da Samsung confirma-se como um rival do iPhone. O preço do Galaxy Nexus desbloqueado é de 649,90 euros. Bloqueado à Vodafone, custa € 549,90 mas pode comprá-lo na loja online do operador por menos 10 euros.

Logo que possível publicaremos os resultados completos dos nossos testes em laboratório ao Galaxy Nexus em Comparar e Poupar, com informação para cerca de 150 modelos. Acompanhe as melhores dicas e notícias sobre telemóveis.

A Google e a Samsung reconheceram uma falha no Galaxy Nexus. Os problemas foram relatados em vários fóruns pelos utilizadores no Reino Unido: queixavam-se de alterações estranhas no volume de som. A Google já desenvolveu uma atualização para corrigir esta anomalia.

O Galaxy Nexus exibe um tamanho considerável, mas é muito fino. Com formas curvas, adapta-se bem à palma da mão.

Desenho agradável e processador veloz
Muito fino e leve para a sua dimensão, o Galaxy Nexus exibe um acabamento arredondado e elegante. Destaca-se pelo ecrã de 4,65 polegadas (11,8 cm de diagonal) com uma resolução de 1280x720 pixels. É o maior smartphone que a Samsung lançou até agora, só ultrapassado pelo HTC Sensation XL com 4,7 polegadas. A título comparativo, o ecrã do iPhone mede 3,5 polegadas (8,9 cm) de diagonal.

O ecrã LED é excelente: proporciona um ângulo de visão muito amplo e um contraste impressionante.

O Galaxy Nexus está munido de um processador potente de duplo núcleo de 1,2 GHz, que garante rapidez de execução. A capacidade de armazenamento disponível é de cerca de 13 GB. Tal como o iPhone, não permite expandir a memória, dada a ausência da slot para cartão.

O Galaxy Nexus só traz dois botões: um para regular o volume e outro para ligar/desligar o aparelho. O teclado virtual funciona na perfeição e o tamanho do ecrã facilita a utilização. A autonomia da bateria é suficiente. Dura 1 a 2 dias no máximo, como a maioria dos smartphones.

Os menus estão organizados em páginas e pode criar pastas para agrupar várias aplicações, tal como no iPhone. Para fechar as aplicações no Galaxy Nexus, basta deslizá-las para fora do ecrã.

A novidade mais interessante é a ferramenta que permite desbloquear o telemóvel através do reconhecimento da face do utilizador. Este nem sempre funciona. Mas a ideia é original e fará as delícias dos fãs das novas tecnologias.

Em espaços interiores com luz artificial, observámos algum ruído e falta de vivacidade nas fotografias.

Rápido, prático e muito bom para navegar
Ao navegar pela Internet, não detetámos qualquer problema no Galaxy Nexus. O browser é fácil de utilizar e funciona com a pesquisa do Google: propõe uma lista de sites antes de acabar de escrever o que quer pesquisar.

O Galaxy Nexus inclui uma câmara traseira de 5 MP que permite gravar vídeo em Full HD. A dimensão generosa do ecrã faz da visualização de vídeos uma experiência muito interessante. As fotos são captadas de modo rápido e com qualidade razoável. Mas o iPhone continua a apresentar o melhor desempenho para fotos e vídeos.

Em matéria de áudio, o som dos altifalantes do Galaxy Nexus é menos potente do que o do iPhone, e a qualidade é mediana. Mas se utilizar os auriculares, o som não acusa problemas. Com teclas de atalho no ecrã, o leitor de MP3 é prático e pode ser utilizado sem desbloquear totalmente o ecrã.

Primeiro telemóvel com Ice Cream Sandwich
Com o Android 4.0, conhecido por Ice Cream Sandwich, passa a existir uma versão única do Android para tablets e smartphones. O Android 4.0 oferece novas possibilidades. Por exemplo, o Google Talk está integrado no dispositivo e permite usar o chat sem passar por uma aplicação específica.

Os menus estão organizados em páginas e pode criar pastas para agrupar várias aplicações, tal como no iPhone. Para fechar as aplicações no Galaxy Nexus, basta deslizá-las para fora do ecrã.

A novidade mais interessante é a ferramenta que permite desbloquear o telemóvel através do reconhecimento da face do utilizador. Este nem sempre funciona. Mas a ideia é original e fará as delícias dos fãs das novas tecnologias.

Introduz uma funcionalidade interessante, o Android Beam, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication) para uma partilha rápida de informação entre telemóveis. Permite partilhar de imediato vídeos, mapas, aplicações e contactos, entre aparelhos com esta tecnologia. Basta aproximá-los e tocar no ecrã. Num futuro próximo, irá servir para pagamentos com o telemóvel.

O reconhecimento de voz foi melhorado: permite ao utilizador ditar e-mails e textos para o telemóvel.

O Android 4.0 inclui o Google+ e, com a funcionalidade “Hangout”, permite fazer videochamadas para 9 utilizadores em simultâneo.

Zoom nas características

  • Sistema operativo Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)
  • Ecrã tátil de 4,65 polegadas com resolução de 1280x720 pixels
  • Processador de 1,2 GHz Dual-Core (TI OMAP 4460)
  • Memória RAM de 1 GB e memória interna de 16 ou 32 GB, consoante a versão
  • Câmara traseira de 5 MP com autofocus e flash de LED
  • Grava vídeo a 1080p
  • GPS e A-GPS
  • Suporta tecnologia NFC, DLNA, HSPA+ a 21.1 Mbps e HSUPA 5.7 Mbps
  • Dimensões 135,5x67,9x8,9 mm e peso de 135 g

 


Imprimir Enviar por e-mail