Notícias

Videochamadas: 6 aplicações ao pormenor

27 maio 2016
videochamadas com smartphone ou tablet

27 maio 2016

Para falar e ver a pessoa a quem telefona sem pagar, basta usar uma das aplicações analisadas num smartphone com câmara frontal e ligado a uma rede de Internet sem fios.

Início

As videochamadas são uma forma diferente e interessante de conversar com amigos e familiares. Para as fazer, pode usar uma rede wi-fi ou a rede de dados da operadora. Se utilizar a rede wi-fi doméstica e o tarifário não incluir limites de tráfego, como acontece em muitos lares portugueses, ou um hotspot público, pode ligar para qualquer parte do mundo e não gastará dinheiro. Única condição: a pessoa para quem liga tem de ter a mesma aplicação. Caso use a rede móvel, irá gastar dados do tarifário que contratou.

Analisámos cinco apps que se inserem neste grupo: Apple FaceTime, Facebook Messenger, Google Hangouts, Skype e Viber. A título comparativo, acrescentámos a funcionalidade que permite fazer chamadas de vídeo através da rede da operadora, sem usar dados, e que está disponível nalguns modelos da Samsung. Usar uma aplicação, mesmo que consuma dados, fica quase sempre mais barato do que optar pela rede da operadora.


Imprimir Enviar por e-mail