Notícias

TomTom Vio: solução de navegação para duas rodas

05 junho 2017
TomTom Vio

05 junho 2017
É uma bússola? Um smartwatch? Um aparelho GPS? Não. É o TomTom Vio, um equipamento para amantes das duas rodas, que pode ser sincronizado com uma app para fornecer orientações, além de notificações de chamadas.

Scooter ou mota? Não importa. Android ou iOS? Também não. Por € 160, o TomTom Vio quer ser o companheiro de todas as horas de quem pretende fugir ao trânsito. Há opções mais baratas e com melhor desempenho no nosso teste a aparelhos e apps de navegação. No caso dos aparelhos de GPS, pode poupar mais de 112 euros.

Ao ligar o aparelho, fica evidente que a resolução do ecrã tátil não é elevada. Ainda assim, o ecrã tem bons ângulos de visão e anula os reflexos, duas boas características para o uso no exterior. Mesmo com luz solar direta, o TomTom Vio não desilude. Aliás, é mais eficiente fora de portas do que muitos smartphones. 

Ainda positiva é a possibilidade de manusear com luvas. Ao nível da utilização, é muito simples, pois admite apenas três operações: escolher um destino recente ou predefinido; alternar entre três níveis de zoom; e selecionar o modo de navegação ou de vista geral do percurso. 

Tudo o resto é realizado na app, seja a introdução de um destino ou a alteração do brilho no ecrã do aparelho. Mesmo as instruções vocais são fornecidas pelo smartphone e, estando este no bolso ou na mochila, pouca utilidade tem. Para começar a funcionar, é preciso descarregar a Vio App e emparelhar o equipamento com o smartphone, processo facilitado pelas boas instruções. Dentro da app, é ainda necessário descarregar os mapas

Ora, cruzar uma cidade numa scooter pode ser prático, mas as rápidas mudanças de direção exigem instruções. Parar na berma para sacar o smartphone e ver as instruções, além de pouco conveniente, é perigoso

Mais: porquê pagar € 160 quando há apps GPS gratuitas para o smartphone? A possibilidade de instalar no guiador, o ecrã preparado para luz do dia e a resistência à água são alguns argumentos.

 

Imprimir Enviar por e-mail