Notícias

Teste ao iOS 10: vale a pena atualizar o meu iPhone?

27 setembro 2016 Arquivado
Experimentámos o iOS 10.0 num iPhone 5S e confrontámos as diferenças de desempenho face a dois modelos com as versões 8.3 e 9.2. Saiba se vale a pena atualizar o seu iPhone para o novo sistema operativo da Apple.

Arquivado
Testámos o novo iOS 10 num iPhone 5S e comparámos o desempenho, gráficos e usabilidade face às duas versões anteriores, 8.3 e 9.2. Saiba o que muda e se vale a pena atualizar o seu iPhone para o novo sistema operativo da Apple.

O que muda nas apps

A nova aplicação Casa liga-se a dispositivos conectáveis, como estores, interruptores de iluminação, sistemas de som ou fechaduras automáticas. Mais uma vez a Apple aposta no mercado da internet das coisas e dos “objetos inteligentes” (já o tinha feito com o Apple Watch, que abria portões de garagem).

A Apple Music está completamente diferente em termos de aspeto, mas o funcionamento permanece semelhante, com algumas exceções. A app exibe agora as letras das músicas enquanto as toca e está também mais “democrática”: tornou-se compatível com smartphones Android.

A app Mensagens expandiu as formas de comunicar. Permite fazer desenhos com o dedo, que ficam visíveis no histórico da conversa durante 2 minutos, mas podem ser guardados. Também já é possível enviar imagens e links para apps. Notámos que a app transforma automaticamente em emoticons algumas palavras digitadas, o que tem potencial para irritar alguns utilizadores.

Entre as imagens que podem ser enviadas pela app, a adição dos stickers (semelhantes aos emoticons, mas podem ser animados) é a novidade mais comentada. Os stickers estão abertos ao desenvolvimento por terceiros e disponíveis para download na App Store.

Quando é enviada para um dispositivo Android, uma iMessage transforma-se em MMS, um formato de mensagem em desuso. Por isso, recomendamos soluções mais intuitivas, como a WhatsApp, para enviar fotografias e outras imagens.

As apps Fotografias e Mapas registam mudanças ligeiras. À primeira foi somada a opção Recordações, que permite a criação de vídeos com base nas fotografias captadas. Já a aplicação de mapas passou a dar informação sobre a meteorologia, o estado do trânsito e os engarrafamentos (agora distinguidos com as cores laranja e vermelha), e melhorou o aspeto do menu de pesquisa.