Notícias

Teste ao iOS 10: vale a pena atualizar o meu iPhone?

Desempenho gráfico

Todos os anos, os utilizadores de iPhone colocam a mesma questão: atualizo o iOS do meu iPhone ou será que isso o vai tornar demasiado lento? Não verificámos diferenças significativas no funcionamento do iPhone 5S com as versões 8.3, 9.2 e 10.0 do iOS. Abrir aplicações continua a ser rápido. O iOS 10.0 é até ligeiramente mais rápido a abrir páginas web do que as duas outras versões testadas.

Usámos algumas aplicações de comparação para perceber se existem diferenças de desempenho gráfico com jogos e apps mais exigentes. Por norma, o sistema operativo pouco influencia a qualidade dos gráficos, que é uma questão de hardware, mas nem sempre isso se verifica.

Entre várias aplicações, usámos a API Overhead da 3DMark, que avalia a performance gráfica em dois testes: o OpenGL ES 3.0 e o Metal. Estes testes medem o número máximo de draw calls para uma frame rate superior a 30. Isto é, o número máximo de objetos que surgem no ecrã quando o número de imagens exibidas por segundo é superior a 30. Quanto maior é este número, melhor é o desempenho gráfico. Os resultados:
  • no OpenGL ES 3.0, o iOS 8.3 ficou à frente, com 122.689 draw calls por segundo, contra as 104.792 do iOS 10.0;
  • o iOS 10.0 venceu o Metal, com 652.318 draw calls por segundo. É uma vitória importante, já que o Metal foi lançado pela Apple com o iOS 8 e é usado desde então por aqueles que desenvolvem para estes ambientes. O Metal usa o poder da GPU para fazer draw calls até 10 vezes mais rápidas.
Podemos concluir pelos resultados obtidos para o iOS 10.0 que o desempenho não é afetado para o iPhone 5S e modelos posteriores. No entanto, por precaução e sobretudo para modelos do iPhone e iPad mais antigos, opte por adiar um pouco a atualização para que os principais problemas sejam detetados e resolvidos nas próximas atualizações.