Notícias

Teste ao iOS 10: vale a pena atualizar o meu iPhone?

27 setembro 2016 Arquivado
Experimentámos o iOS 10.0 num iPhone 5S e confrontámos as diferenças de desempenho face a dois modelos com as versões 8.3 e 9.2. Saiba se vale a pena atualizar o seu iPhone para o novo sistema operativo da Apple.

27 setembro 2016 Arquivado
Testámos o novo iOS 10 num iPhone 5S e comparámos o desempenho, gráficos e usabilidade face às duas versões anteriores, 8.3 e 9.2. Saiba o que muda e se vale a pena atualizar o seu iPhone para o novo sistema operativo da Apple.

Início

Antes de mudar para o iOS 10.0, faça um backup de segurança. Como é costume, a atualização do sistema operativo pode ser realizada quando o iPhone se liga a uma rede sem fios, ou feita via iTunes.

A grande diferença face a versões anteriores está no desbloqueio de ecrã. Desapareceu a frase “Deslizar para desbloquear” e deu lugar ao “Prima o botão principal para desbloquear”. Nos novos iPhone 7 e 7 Plus esta questão não se coloca, uma vez que o botão “Home” é agora um sensor. Estamos a testar estes novos modelos e publicaremos os resultados no nosso teste a telemóveis.

O objetivo é encorajar o uso do reconhecimento da impressão digital, presente desde o iPhone 5S, ao invés de um código. Se considera irritante ter de carregar no botão “Home” sempre que quer desbloquear o telemóvel e prefere apenas poisar o dedo, tal como fazia na versão anterior do iOS, vá a Definições > Acessibilidade > Botão principal e selecione “Pousar dedo para abrir”.

Mudou também a informação que o utilizador vê quando desliza o dedo de cima para baixo sobre o ecrã, mesmo que esteja bloqueado. Em vez de encontrar notificações e informações sobre temas como a bolsa de valores e a meteorologia, passa a ver apenas as notificações. É possível consultar as restantes informações num segundo ecrã: basta deslizar para a direita.

Ao deslizar de baixo para cima, surge um ecrã muito semelhante ao existente na versão anterior. Não encontrámos grandes novidades; apenas a música passou para outro ecrã, no lado direito. Continua a ser impossível desativar os dados móveis com o telemóvel bloqueado.

Uma das novidades do iOS 10.0 é o facto de permitir apagar as aplicações pré-instaladas, muitas delas inúteis para a maioria dos utilizadores, como a app do Apple Watch. Para além de poupar espaço, deixa de ser necessário organizar estes recursos numa pasta onde não incomodem.

O iOS 10.0 pesa 841 MB. Ocupa mais memória de armazenamento do que o iOS 8.3 (638 MB), mas menos do que o iOS 9.2 (1 GB). Estas características são alguns dos argumentos a favor da atualização para o novo sistema operativo.

Imprimir Enviar por e-mail