Notícias

Telemóveis para seniores: boa escolha a partir de 30 euros

11 março 2016 Arquivado

Arquivado

A maioria dos telemóveis para seniores satisfaz pouco. Descobrimos um modelo que se destaca pela facilidade de utilização. É uma boa solução e custa 30 a 35 euros.

Resultados do teste

O Vodafone Doro Phone Easy 508 é o único modelo com uma boa qualidade global. É o Melhor do Teste e a Escolha Acertada. É fácil de usar por consumidores com restrições auditivas, visuais e motoras. Dispõe de uma bateria com excelente autonomia e garante um bom desempenho da função de emergência. Pode apenas melhorar a versatilidade das restantes funções.

Vodafone Doro Phone Easy 508

Com 67% na Qualidade Global, custa 29,90 a 34,90 euros.
Com 67% na Qualidade Global, custa 29,90 a 34,90 euros.

Prós Tem um boa função de emergência. Pode configurar a lista de contactos e a função de emergência remotamente.

Contras Não tem câmara, nem assistente de marcação por voz. Pode configurar o calendário via SMS, mas é complicado.

O nosso veredicto É o modelo com a melhor relação entre a qualidade e o preço. Tem a melhor facilidade de utilização, função de emergência, autonomia e resistência ao choque e humidade. Adapta-se bem aos utilizadores com restrições auditivas, visuais e motoras.

ZTC C320 Senior

Com 59% na Qualidade Global, custa 39 euros.
Com 59% na Qualidade Global, custa 39 euros.

Prós Muito compacto em formato concha.

Contras Pouco equipado, sem câmara, lanterna, assistente de marcação por voz ou botões de marcação direta. O botão de emergência não é facilmente identificável.

O nosso veredicto É um equipamento com uma facilidade de utilização satisfatória, adequado para quem tem restrições de visão, mas com poucas funções. Alguns idosos consideram-no mais fácil de utilizar do que o ZTC C320, idêntico em muitos aspetos mas com mais funções.

ZTC C320 Senior

Com 56% na Qualidade Global, custa 59 euros.
Com 56% na Qualidade Global, custa 59 euros.

Prós A superfície em borracha torna-o mais fácil de segurar sobretudo se tiver limitações motoras. Tem uma lanterna na parte de baixo do telemóvel.

Contras O mecanismo de bloqueio do SIM não garante que o cartão fique bem ajustado, o que pode fazer com que não seja detetado.

O nosso veredicto Compacto em forma de concha. Mais caro e com muitas funções, mas nem por isso é o melhor. O teclado foi o menos apreciado: as teclas não são salientes e não se diferenciam pelo tato.

Alcatel One Touch 2004C

Com 56% na Qualidade Global, custa 54 euros.
Com 56% na Qualidade Global, custa 54 euros.

Prós Exibe um ecrã com boa qualidade.

Contras É um pouco volumoso, sobretudo por ser muito largo. O botão de emergência é vermelho, mas envolve a câmara e não tem qualquer indicação, o que faz com que se possa confundir com um elemento de design.

O nosso veredicto Satisfaz na facilidade de utilização, mas a evitar para quem tem restrições de movimentos. A sensibilidade aos riscos é superior ao normal. Dispõe de uma lanterna, mas a câmara é pouco interessante.