Notícias

Telefonar com VoIP: aplicações podem compensar face ao tarifário móvel

26 setembro 2012 Arquivado

26 setembro 2012 Arquivado

Se tem uma aplicação VoIP no telemóvel, faça as contas e poupe nalgumas chamadas internacionais.

Várias aplicações para smartphone permitem enviar mensagens ou falar sem pagar. Apenas precisa de aceder à Net gratuitamente, através de uma rede Wi-Fi ou de um Hotspot gratuito, e ter a mesma aplicação que a pessoa que vai contactar. Se o seu tarifário móvel incluir tráfego de dados, também consegue usar a aplicação sem custos adicionais, desde que não ultrapasse o limite a que tem direito.

Algumas das aplicações podem ser usadas para ligar para qualquer telefone, fixo ou móvel, em Portugal ou no estrangeiro, mesmo que o interlocutor não tenha a aplicação instalada. Mas, nesta situação, as chamadas são, regra geral, pagas. Para saber se compensam face às tarifas de telemóvel, criámos dois cenários: um de chamadas nacionais e outro de internacionais e comparámos o custo das chamadas e envio de sms através das aplicações VoIP do smartphone com o pago através do tarifário móvel.

Compensam pouco em Portugal
Para o perfil nacional, considerámos 60 chamadas mensais, com uma duração média de 147 segundos, para redes móveis e fixas em Portugal. Destas, 46 são para a mesma rede móvel, 11 para outras redes móveis e 3 para a fixa. São ainda enviados 60 sms por mês para redes móveis: 46 são para a mesma operadora e 14 para outra.

No custo total mensal das aplicações, considerámos os custos com o tarifário sem carregamentos obrigatórios de um operador móvel, pois poderá ser mais barato enviar sms através da operadora ou o serviço VoIP não permitir o envio de sms. O nosso perfil contabiliza ainda que 20% das chamadas são feitas para comunidades Moche, TAG, Extravaganza, Extreme ou Groupix e 50% dos telefonemas dentro da mesma rede e para redes fixas são realizados à noite ou ao fim de semana.

Nas chamadas em território nacional, só duas aplicações VoIP ficam mais baratas do que as operadoras móveis. A diferença entre a mais barata, a Fring, face à Zon Mobile Z-Super 8 é de 1,27 euros.

Poupanças maiores para o estrangeiro
No cenário internacional, considerámos chamadas para Brasil, Angola e Canadá: os destinos para onde os portugueses mais ligam. O nosso perfil inclui 10 telefonemas mensais, com 10 minutos de duração média, para um destes destinos internacionais e 50% das chamadas são feitas ao fim de semana ou feriados.

As aplicações VoIP ficam quase sempre mais baratas do que recorrer a um tarifário de uma operadora móvel, sobretudo quando se liga para a rede fixa. Se costuma ligar para o estrangeiro e não tem telefone fixo em casa, as aplicações VoIP podem ser uma solução mais económica do que a rede móvel. No nosso cenário, a poupança pode atingir os € 50, se não tiver um aditivo para chamadas internacionais, e os € 20, se o tiver contratado.

 


Imprimir Enviar por e-mail