Notícias

Smartphones e tablets no Mobile Word Congress: a crise não passa por aqui

28 fevereiro 2013 Arquivado

28 fevereiro 2013 Arquivado

O mercado dos tablets e dos smartphones parece ignorar a crise. O próximo Mobile World Congress 2013 em Barcelona, de 25 a 28 de fevereiro, acolhe cerca de 1500 empresas, que apresentarão as suas novidades em smartphones, tablets, aplicações e telecomunicações móveis.

Quem procura um tablet ou smartphone não tem a vida facilitada, tendo em conta as inúmeras marcas e modelos disponíveis, com as suas características e funcionalidades tão diversas. Já para não mencionar as diferenças de preço.

Os comparadores on-line do portal, com cerca de 120 telemóveis e 66 tablets, podem ajudá-lo: têm a grande vantagem de partir das suas necessidades para apresentar, depois de alguns cliques, os aparelhos que combinam melhor com o seu perfil.

NFC entre as principais tendências
A tecnologia NFC (de "Near Field Communication"), muito falada na edição anterior do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, começa agora a generalizar-se. Trata-se de um chip integrado no smartphone que permite a comunicação entre dispositivos que se encontrem próximos.

Em matéria de rede de Internet móvel, os fabricantes já disponibilizam o 4G (quarta geração, de alta velocidade) na maioria dos dispositivos mais recentes.

Outras tendências: avanços na resolução dos ecrãs, na resistência ao choque e à água e poeira, e na duração da bateria, espera a nossa equipa.

Novas marcas
A Nokia abandonou finalmente o sistema operativo (OS) Symbian e substitui-o pelo Windows Phone 8. Existem rumores sobre a apresentação de uma nova série de smartphones PureView, com o Windows 8 e equipados com um sensor de fotografia bastante eficiente.

Da Sony, esperamos o lançamento de alguns modelos de smartphones da série Xperia. Assim, o Xperia E piscará o olho a um público mais jovem, desde 160 euros. O Xperia Z já tinha sido apresentado na CES Las Vegas 2013. No MWC de Barcelona, a novidade é mesmo o Xperia Tablet Z, topo de gama, com um ecrã de 10,1 polegadas e a mais recente versão do sistema operativo Android (Jelly Bean 4.2). Este tablet, mais fino do que o iPad mini, é resistente à água e poeira. Na demonstração, chegou-se ao ponto de submergir o Xperia Tablet Z num recipiente com água, como sucedeu com o smartphone.

A HTC já apresentou o One, um smartphone que funciona com Android, dotado de um ecrã generoso de 4,7 polegadas de diagonal e que recorre à tecnologia SOLUX. Esta melhora o ângulo de visualização e legibilidade à luz do sol. Estará disponível a partir da segunda quinzena de março, ainda sem previsão de preço.

A aposta no novo Firefox OS fez-se notar. O ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire serão os primeiros smartphones a chegar ao mercado (ainda este ano) com o Firefox OS.

Na Samsung, esperamos o novo Galaxy Note, com um ecrã de 8 polegadas, e, certamente, alguns smartphones. O novo Galaxy S4, topo da gama entre os smartphones da Samsung, será apresentado a 14 de março, provavelmente num evento especial.

Na Nokia, as estrelas do evento são o Lumia 720 (com preço previsto de 299 euros) e o 520 (preço previsto de 169 euros).

Destaque ainda para o Asus Padfone Infinity, smartphone e tablet 2 em 1, com uma station. Ainda não sabemos o preço, mas deverá ser um produto caro.


Imprimir Enviar por e-mail