Notícias

Smartphone depois dos 65 anos? Há apps que ajudam

Aumentam o tamanho da letra e dos ícones no ecrã. Agora, que os telemóveis com teclas estão em extinção, as apps para seniores são a alternativa para facilitar o uso dos smartphones.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
20 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
homem com mais de 65 anos a usar smartphone

iStock

Letras e ícones minúsculos são a porta de entrada nas aplicações e funcionalidades que equipam os modernos telemóveis, desenvolvidos sobretudo a pensar no apetite dos adolescentes e jovens adultos pela tecnologia. Mas estas chaves de acesso podem não ser os melhores amigos do utilizador a partir do momento em que a falta de visão começa a trair a leitura.

Os telemóveis com teclas, ditos para seniores, não são propriamente alternativa. Muitos não fazem mais do que telefonar, enviar sms ou e-mails e tirar fotografias, assumindo que os utilizadores mais velhos não se interessam pela internet nem querem um smartphone. Talvez seja uma conclusão precipitada. Os números da utilização dos telefones inteligentes estão a subir em todas as faixas etárias, provando que também existe um apetite sénior pelas novas tecnologias. Mesmo quando a idade se instala e reduz a capacidade visual, não há porque deixar o telefone de lado.

Bem-vindo às aplicações para aumentar os elementos no ecrã. Testámos 12 destas apps e encontrámos soluções gratuitas com bom desempenho.

Mercado sénior cada vez mais apetecível

O digital tem sido um mundo construído, em grande medida, em função do entretenimento das gerações mais jovens. Jogos, aplicações, experiências de realidade virtual, simuladores e afins, destinados a computadores, telemóveis ou consolas, são desenvolvidos especialmente com estes utilizadores em mente. Mas o statu quo está a mexer.

Os últimos anos têm sido férteis no lançamento de aplicações que se propõem auxiliar as faixas etárias mais avançadas. Desde opções para encontrar o automóvel num parque de estacionamento a plataformas para ouvir música de décadas pretéritas, passando por apps que garantem estimular a memória ou ajudam a respeitar a toma de medicamentos, as evidências são muitas de que o mercado está a acordar para um público que também já não se separa do smartphone. A prova dos nove: também já existem apps de jogos destinadas a seniores.

Muitas apps são gratuitas - o utilizador paga, claro, com os dados pessoais, além de ser obrigado a aturar a publicidade. Se dá muita importância à informação que lhe diz respeito, prefira um produto com boa classificação no critério da privacidade. Outros produtos exigem um pagamento pelo acesso a funcionalidades mais avançadas. Este pagamento pode corresponder também à diferença entre ser ou não bombardeado com publicidade.

Do lote de produtos testados, apenas o Big Launcher e o Elementique Senior Licence propõem um conjunto de apps para ajudar os seniores. As restantes limitam-se a aumentar o tamanho dos elementos no ecrã. Ou seja, melhoram apenas o uso das apps já instaladas no telefone.

Porquê, então, testar um produto mais limitado? Simples: o objetivo era encontrar opções intuitivas e, de preferência, gratuitas, que pudessem incrementar a utilização dos telemóveis com ecrã tátil.

Mas a escolha de uma letra maior, no menu das definições do telemóvel, não resolve o problema, tornando estas apps inúteis? Não é bem assim. É verdade que existem truques para aumentar os elementos, mas o recurso às apps simplifica a organização do ecrã, com ícones maiores, dotados de cores contrastantes. O resultado é incomparavelmente melhor na perspetiva de quem tem dificuldades visuais.

Faça login no site para continuar a ler o artigo e saber quais as apps que recomendamos. 

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.