Alertas

Seguros de equipamentos eletrónicos: DECO alerta para os seus direitos

03 novembro 2015

03 novembro 2015

Recebemos centenas de reclamações de consumidores com seguros de equipamentos eletrónicos, porque não conseguiram tirar partido deles. Se pretende contratar um, a DECO ajuda gratuitamente a 4 de novembro, através de uma linha telefónica especial.

Muitos consumidores são aliciados com propostas para contratar seguros de equipamento eletrónico quando compram, por exemplo, um telemóvel ou um computador. Em teoria, este seguro serve para cobrir qualquer situação não abrangida pela garantia legal, como roubo, avarias ou danos acidentais.

Na prática, não é bem assim. A DECO recebeu este ano centenas de reclamações de consumidores que tentaram acionar este tipo de seguros, mas as exclusões eram tantas que se revelaram inúteis. “Os consumidores estão a ser pressionados para contratar produtos inúteis e que desrespeitam a lei”, afirma Carla Varela, jurista e responsável pelo estudo da DECO às condições gerais deste tipo de seguros. 

Por isso, a DECO quer alertar, aconselhar e apoiar os consumidores antes da tomada de decisão de contratação, informando-os sobre os seus direitos reais. A 4 de novembro, a nossa equipa do atendimento jurídico prestará apoio a todos os consumidores, gratuitamente. Ligue 808 780 507, a linha telefónica especialmente aberta para estas questões, ou vá pessoalmente à nossa sede ou a uma das nossas seis delegações regionais.

O nosso trabalho não ficará por aqui. Continuaremos a reunir informações e provas sobre as práticas comerciais desleais das cadeias de eletrodomésticos e seguradoras, pressionando as entidades competentes para acabar de vez com os abusos e exigindo o fim das cláusulas abusivas.