Notícias

Seguradora dificulta reembolso de telemóvel com cobertura contra furto

08 maio 2017
garantia do telemóvel

08 maio 2017

A seguradora Domestic & General não quis reembolsar Carlos Dinis quando este participou o furto de um telemóvel com cobertura contra dano acidental, roubo e furto por arrombamento.

O nosso associado Carlos Dinis comprou na Worten um telemóvel Huawei, por € 199,99, para oferecer à filha. Pagou mais € 54 por um seguro da Domestic & General, com as coberturas contra dano acidental, roubo e furto por arrombamento. Um mês depois, o telemóvel foi furtado da mala que a filha de Carlos trazia ao ombro. O leitor participou imediatamente o assalto à polícia e, no dia seguinte, enviou toda a documentação à seguradora.

A Domestic & General rejeitou indemnizar Carlos, alegando que “o equipamento tinha sido colocado numa situação de perigo em resultado da conduta do segurado”. A companhia defendia que esta situação configurava uma das exclusões previstas na apólice. Carlos Dinis pediu a nossa mediação.

Considerar o transporte de um telemóvel na mala uma conduta que põe o aparelho em situação de perigo é uma alegação de que discordamos. Definir na apólice que a cobertura de furto é aplicável exclusivamente em situações de arrombamento, quando em causa está um aparelho para uso pessoal, também é questionável. Por isso, continuamos a criticar a pouca utilidade de seguros para equipamentos eletrónicos, que dificilmente cobrem situações da vida quotidiana. 

Apesar de reafirmar que considerava não estarem preenchidos todos os requisitos para acionar a cobertura, a Domestic & General aceitou reembolsar o valor do telemóvel. A seguradora preferiu dizer que esta era uma forma de “manter a contínua satisfação dos clientes e os padrões de qualidade”. Porém, o reembolso foi feito sob a forma de cartão Worten, o que condicionou Carlos caso quisesse comprar o telemóvel noutra loja.

Em caso de conflito de consumo com uma empresa ou entidade, apresente a queixa na plataforma Reclamar. Pode encontrar situações semelhantes que ajudem a resolver o problema ou pode pedir o conselho dos juristas.