Notícias

Samsung Galaxy S4 promete aplicações inovadoras

18 março 2013 Arquivado

18 março 2013 Arquivado

A Samsung apresentou o novo Galaxy S4, a mais recente declaração de guerra ao iPhone. Ecrã maior, melhor câmara e software para controlar o telemóvel com os olhos são alguns dos destaques.

Face ao antecessor Samsung Galaxy S3, já incluído no nosso teste a telemóveis, o Galaxy S4 mudou pouco no aspeto e segue a linha dos aparelhos da Samsung. A maior diferença está no ecrã, que cresceu de 4,8 para 5 polegadas de diagonal. O Galaxy S4 é também ligeiramente mais fino (cerca de 1 mm) e mais leve, mas tem a mesma altura do S3.

Nos nossos testes, o Samsung Galaxy S3 é o detentor dos melhores resultados, superando mesmo o iPhone 5 da Apple. Aguardamos com expectativa a chegada do S4 para a nossa análise.

Evolução no desempenho
A resolução do ecrã deu um salto de 1280x720 para 1920x1080 pixels, com um resultado surpreendente. Há também uma aposta na resolução das câmaras: a da câmara traseira evolui de 8 para 13 Megapixels.

Com um processador de quatro núcleos a 1,9 GHz (ou 8 núcleos a 1,6 GHz, dependendo do mercado), o Samsung Galaxy S4 promete acelerar o desempenho. Em termos de ligação às redes móveis, serão lançadas versões com terceira e quarta geração. Em Portugal, só deverá estar disponível a de quarta geração (4G), compatível com todas as frequências utilizadas pelas nossas redes.

A capacidade da bateria também aumentou, o que deverá traduzir-se em maior autonomia do aparelho.

Aplicações e software para inovar
Longe vão os tempos em que o investimento no hardware era suficiente para destacar um equipamento. Hoje, o software é fundamental. O Samsung Galaxy S4 inclui o S Translator (traduz mensagens de voz e texto em tempo real  de 9 línguas, incluindo português do Brasil), o S Voice TM Drive (traduz mensagens e executa ações controladas por voz, quando está ligado a Bluetooth) e o Air Gesture (permite mudar uma faixa de música ou atender uma chamada só com um gesto, sem tocar no ecrã). 

Mas as funcionalidades mais aguardadas são a Smart Scroll e a Smart Pause. A primeira deteta o movimento da face e do pulso para comandar o ecrã durante a leitura ou navegação pelos menus, sem necessidade de lhe tocar. Com a Smart Pause, ao ver um vídeo, pode pará-lo, desviando apenas o olhar. 

O Samsung Galaxy S4 integra ainda um sensor de infravermelhos que pode funcionar como comando à distância, uma das recentes tendências, também presente no HTC One, por exemplo.

O Samsung Galaxy S4 apresenta Dual Camera, para capturar imagens, em simultâneo, com as câmaras frontal e traseira, e usá-las numa videoconferência ou combiná-las numa montagem. Assim que o equipamento estiver disponível, confirmaremos se estas possibilidades representam valor acrescido.

Zoom no equipamento

  • Sistema operativo Android 4.1 Jelly Bean.
  • Ecrã de 5 polegadas Full HD Super AMOLED.
  • Processador de 4 núcleos a 1,9 GHz ou 8 núcleos a 1,6 GHz, consoante o modelo.
  • Câmara traseira com 13 Megapixels e câmara frontal com 1,9 Megapixels.
  • Memória RAM de 2 GB.
  • Capacidade disponível: 16, 32 ou 64 GB , consoante o modelo. Inclui entrada para cartão de memória do tipo micro-SD.