Notícias

QualRede: descubra a Net móvel de melhor qualidade

15 fevereiro 2017
aplicação qualrede

15 fevereiro 2017
De acordo com 22 mil utilizadores da app QualRede, a net móvel da Vodafone oferece mais qualidade e rapidez. Mas muitas freguesias só vão aceder ao serviço este ano.

As medições dos utilizadores da app QualRede indicam que a internet móvel da Vodafone é a que garante maior qualidade e velocidade. A Vodafone angariou 15 024 pontos. Em segundo lugar ficou a MEO, com 8 858 pontos. A NOS angariou o terceiro lugar do pódio, com 7 117 pontos.

A pontuação é calculada com base nos resultados dos testes de download, upload, streaming de vídeo e navegação na web.

Aplicação QualRede: qual a net móvel mais rápida?

Pontuação atribuída às operadoras pelas medições dos utilizadores da app QualRede.

 

A Vodafone destacou-se como a operadora com as melhores velocidades médias de download e upload do País. Mas a análise desses valores por distrito e regiões autónomas revela exceções. Em Beja, Portalegre, Viseu, Madeira e Açores, a MEO conseguiu velocidades médias de download superiores. Em Portalegre, obteve a melhor velocidade média de upload.

Aplicação QualRede: qual a net móvel mais rápida?

Além dos habituais testes de download, upload e latência, a app QualRede inclui testes de qualidade à navegação na web e ao streaming do YouTube.

 

Ainda há muitas freguesias sem net móvel de banda larga por serem zonas sem interesse comercial para as operadoras. Devido à obrigação do leilão de frequências de 2011, até março de 2017 as operadoras têm de disponibilizar este serviço em 480 freguesias. Depois, outras se seguirão.

Queremos garantir que estes locais ficam dotados de net móvel de banda larga com qualidade. Para saber o que se passa na sua freguesia, faça o teste com a app QualRede. Com a participação dos consumidores, construímos um mapa interativo que é atualizado com os resultados de novas medições. Permite obter dados completos e fiáveis e descobrir a operadora com a melhor net móvel naquele local. Sendo uma app colaborativa, quanto mais pessoas a usarem, mais completa será a informação.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), existem 4,9 milhões de smartphones que usam dados móveis para aceder à net. Mas, para compensar o investimento num tarifário com esta funcionalidade, convém que a ligação seja de boa qualidade, o que nem sempre acontece. Contas feitas, estimamos que os consumidores gastem mais de € 43 milhões por ano em ligações de má qualidade.

Como funciona

A QualRede é uma app gratuita que testa a qualidade e a velocidade das redes móveis nacionais. Pode ser descarregada na Play Store, para um aparelho Android, ou na Apple Store, para quem usa o sistema iOS.

A aplicação simula a experiência real do utilizador através de um cenário que integra vários testes, chamado “Teste completo”. Em comparação com apps semelhantes, consome, em média, menos de 20 MB, na rede 3G, e menos de 40 MB, na rede 4G.

Após descarregar a aplicação, faça o teste completo nos locais onde costuma usar a net móvel (por exemplo, transportes públicos, esplanadas, etc.). Os resultados mostram a velocidade da sua operadora e comparam com as outras operadoras na mesma zona.

A funcionalidade "barómetro" permite aceder aos resultados da qualidade das redes móveis no País. Inclui o resultado global por operadora, além de outros indicadores que mostram os pontos fortes e fracos de cada uma. Os dados do mapa são calculados e atualizados regularmente.

 


Imprimir Enviar por e-mail